Ao concluir o ensino médio, muitos adolescentes passam por dúvidas enormes sobre qual caminho seguir após a formatura no ensino médio. Desse modo, o primeiro passo para te ajudar é fazer um teste vocacional e verificar quais áreas têm maior compatibilidade com as suas habilidades e desejos. A partir disso, buscar informações sobre cada nicho é essencial. Sendo assim, já considerou ser um analista de sistemas? Saiba mais informações nesta matéria!

Atualmente, segundo dados do Inep/MEC, são mais de 123 mil pessoas matriculadas em todo o Brasil neste curso e, ao ano, pegam o diploma 17.900 universitários. Pedro Augusto se formou na área em 2015 e, hoje, atua em Campinas. Segundo ele, o profissional desse ramo é responsável por “estudar os processos adotados pela empresa contratante na missão de encontrar melhores maneiras de se gerenciar uma informação”, explica.

Simplificando, funciona assim: uma instituição precisa administrar os pagamentos realizados pelo setor financeiro, a fim de evitar gastos desnecessários e a perda de dados relevantes. Desse modo, o profissional é acionado para pensar em sugestões e soluções para facilitar essa tarefa.

De acordo com o analista, a aplicação desses procedimentos é realizada por meio de recursos tecnológicos, tais como hardwares e softwares. “É uma atividade bem voltada à computação e, portanto, demanda bastante atenção de quem a executa”, aponta.

Para Augusto, quem quer construir carreira no nicho precisa ser criativo, organizado e comunicativo. “São habilidades capazes de te auxiliar em toda a sua trajetória. Afinal, o mercado busca cada vez mais quem consegue inovar e trazer ideias interessantes para o ambiente organizacional”, defende.

Um excelente meio de entender como funciona a profissão é estagiando desde o início do curso. Segundo a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio, realizada pelo Nube, em 2018, o estagiário na área recebe, em média, R$ 1.184,33 ao mês. Essa é a segunda melhor colocação em cursos superiores tecnólogos.

Flávia Pereira começou a graduação na área no início de 2018, pela Unip - Universidade Paulista. Em seu estágio, ela tem conciliado o conteúdo aplicado em sala de aula com o cotidiano corporativo. “Tem sido uma experiência única, a qual me ajudou a entender se estava no caminho certo. Estou satisfeita com minha escolha”, afirma.

Com essas informações, você já consegue entender um pouco mais sobre esse ramo. E aí, quer saber mais informações sobre outras carreiras? Comente em nossas redes sociais a sua sugestão. O Nube torce por seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe