A frase “errar é humano” é famosa em quase todo o mundo. No entanto, nossa sociedade ainda tem o hábito e a insistência de evitar ao máximo as falhas. Seja no ambiente pessoal ou profissional, guardar culpa por um equívoco não é nada saudável. Portanto, o segredo está em aprender a enxergar essas situações de forma positiva.

Segundo Sérgio Bastos Junior, fisioterapeuta, é comum termos uma atitude de autoflagelo, mesmo inconscientemente. No entanto, esse comportamento pode ser o estopim para uma jornada sem objetivos e repleta de angústias. “Muitos de nós sofremos por acreditarmos sermos merecedores disso por conta dos erros”, explica.

Para o especialista, sem perceber os nossos desacertos, ficamos estáticos e estagnados, esperando momentos seguros para agir. “Na maior parte das vezes, teremos de seguir nosso ‘feeling’ e, mesmo assim, vamos errar. Ainda bem, esse é o primeiro passo para começar a acertar”, alerta.

Junior ainda lembra: “quem quer ser correto  o tempo todo vive sob estresse, porque se impõe a necessidade de não cometer falhas”. Para o especialista, esse comportamento é um inimigo da estabilidade e crescimento. Portanto, trate seus medos, trabalhe suas culpas e aprenda a conviver com as adversidades.

Com esse pensamento, Gláucia Teixeira, estudante de ciências contábeis, na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, encara os obstáculos em sua jornada. Para ela, esse é um meio de buscar a evolução. “É importante se preparar para lidar com os desacertos. Contudo, essa é uma forma de adquirir novas descobertas por meio de experiências diferentes”, acredita.

Se permitir fazer isso é proporcionar uma vida tranquila e sem sobressaltos. Se não deu certo, tente novamente e leve esse momento como aprendizado. Coragem e boa sorte. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe