Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-deslizes-na-carreira

Como lidar com deslizes na carreira 

Notícia | 08/11/2018

Vinícius Lima

Desde o início de nossa trajetória pelo mundo corporativo, até o encerramento dela, teremos de lidar com falhas e erros. Além de solucioná-los com responsabilidade e comprometimento, é preciso entender como transformar momentos difíceis em potenciais para crescer.

Para o empresário Edgar Ueda, transformar fracassos em vitórias é uma atitude necessária para quem quer crescer na vida. Inspirado em uma técnica milenar japonesa de restauração de objetos com pó de ouro, ele criou sua própria filosofia em busca de êxito, a Turnaround, explicada no livro “Kintsugi: o poder de dar a volta por cima”.

De acordo com o profissional, para vencer seus obstáculos, é fundamental se conhecer. Desse modo, Ueda listou algumas dicas de sua obra, a fim de ajudar quem precisa explorar seus pontos fortes e fraquezas. São elas:

1. Seja transparente, torne público o maior número possível de características suas no seu ambiente de trabalho. Porém, tome o cuidado de não prejudicar sua imagem, expondo informações desnecessárias e inadequadas ao contexto.

2. Procure dar abertura às pessoas para falar sobre você, peça feedbacks, deixe-as à vontade e com liberdade para nortear sobre sua visão a seu respeito.

3. Ao perguntar mais sobre si, preste bastante atenção nas respostas e não se mostre reativo, nem mesmo com expressões faciais e corporais duras. Quando solicitar devolutivas, esteja realmente aberto a elas, mesmo quando forem negativas.

4. Depois de recebidos os retornos e identificados os comportamentos ou características a serem fortalecidos ou corrigidos, busque o necessário para promover as mudanças. Leia sobre o assunto, faça cursos, pesquise e busque melhorar o mais rápido possível.

Crislaine Teixeira estagia na área de engenharia ambiental, em Campinas. Para ela, errar é normal e, também, é o melhor método de aprendizagem. “As falhas são por vários motivos. Analisar e identificar a sequência responsável por elas é primordial para evitar novos tropeços”, conta.

A estudante sabe da importância de ouvir outras opiniões e sugestões sobre onde poderia ter sido melhor, quando essas eventualidades acontecem. “É importante assumir o ocorrido, aceitar correções, ser humilde e perseverante, pois desistir não é a solução”, afirma a universitária.

Portanto, seguir essas orientações pode ajudar você a encontrar melhores caminhos para sua trajetória. Faça tudo com atenção e esteja apto a lidar com possíveis escorregões, afinal, ninguém é perfeito.

O Nube torce por seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete