Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
com-quantos-anos-voce-quer-se-casar

Com quantos anos você quer se casar? 

Notícia | 10/04/2019

Cláudia Giannoni

Com quem será, com quem será? A música muito cantada em aniversário previa um hábito comum aos jovens dos anos passados. Contudo, o costume está sendo abandonado, por focos em outros objetivos. Segundo as 'Estatísticas do Registro Civil', na década de 1970 as mulheres casavam, em média, aos 23 anos e os homens com 27. Em 2017, a idade média é de 30 anos para os rapazes e 28 para as moças.Saiba mais!

O Nube investigou essa realidade e descobriu: realmente, os casórios estão ficando para depois. Por meio de um levantamento, com 56.095 jovens, de 15 a 28 anos, fizemos a seguinte pergunta: "qual a melhor idade para casar?". Para 62,68%, ou 35.163 pesquisados, o melhor é “entre 25 e 35 anos”. Com isso, percebemos o fato de apesar de terem desejo de firmar uma relação afetiva, a juventude escolhe realizar esse anseio mais tarde.

“Isso pode estar associado a fatores emocionais e financeiros, pois significa dividir vida, casa e rotina com uma pessoa e pode ser um grande desafio”, avalia a analista de treinamento do Nube, Jéssica Alves. Assim, segundo ela, a prioridade para muitos se voltou à consolidação da carreira e ao estudo formal, postergando os planos de uma trajetória a dois. Entretanto, 13,90% (7.800) apontaram como momento certo “entre 21 e 24 anos”. Para esses, é preciso levar em conta em qual fase se encontra.

Infográfico - Idade para casar

Nessa faixa etária, geralmente, muitos estão em período acadêmico, conciliando universidade com estágio ou trabalho. Logo, o equilíbrio pode ser desgastante, gerando estresse e ansiedade. “Todas as responsabilidades envolvidas podem impactar negativamente na dinâmica estabelecida em um relacionamento”, avalia. Porém, se ambos viverem a mesma realidade, é possível encontrar um ponto de apoio. “Com objetivos similares e hábitos parecidos, um fortalece ao outro. Então, o impacto dessa decisão vai variar muito de casal para casal”, enfatiza.
Outros 1,98% (1.108) apontaram: “antes dos 20 anos”. De acordo com a especialista, esse é um tempo de autodescobrimento, acompanhado da escolha de quem gostaria de ser no futuro. É uma etapa de desenvoltura da maturidade emocional e psicológica. “Portanto, a união durante esse ciclo demanda organização e uma comunicação muito clara entre os cônjuges”, indica.

Há também quem prefira “depois dos 35 anos”. Essa foi a alternativa de 7,65% (4.290). Geralmente, é quando o indivíduo possui formação em sua área de atuação e estabilidade. “No entanto, construções sociais levam a crer no fato de estar sozinho e sem apoio após essa idade. Por isso, o conselho é não ter medo da solidão. Ao invés disso, a dica é aprender a desfrutar de sua própria companhia e juntar-se com alguém quando houver amor e a certeza de uma decisão assertiva e bem estruturada”, conclui Jéssica.

Por fim, um índice relevante considerou a opção: “não penso em me casar”. Dessa forma,  13,79% (7.734) se fecharam para o tema. Esse fenômeno pode estar atrelado ao posicionamento adotado pelas Gerações Y e Z. “Para eles, as convenções devem ser revistas e a vida tem de ser levada de acordo com o melhor para si e não espelhado no pensamento dos outros”, ressalta. Então, os sonhos são individuais e parte-se da premissa de buscar por qualidade de vida e autorrealização.

O primeiro passo é respeitar seu próprio relógio. Por isso, não ceda às pressões e se conheça. “Todos precisam priorizar seu bem-estar e sua saúde mental. No final, somente nós lidaremos com as consequências de nossas escolhas. Então, viva de forma a ser feliz, seja solteiro, amigado ou casado”, finaliza Jéssica.

Concorda com a pesquisa? Seja como for, nunca ultrapasse seus limites!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete