Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-competencias-impossiveis-de-substituir-pela-tecnologia

5 competências impossíveis de substituir pela tecnologia 

Notícia | 08/04/2019

Layane Bittencourt

A automatização dos processos e o avanço da tecnologia trouxeram um complexo debate às pautas das empresas: como será o futuro do trabalho? Segundo informações divulgadas pelo Fórum Econômico Mundial, cerca de sete milhões de empregos serão extintos nos próximos anos. Nesse contexto, desemprego em massa e a crescente desigualdade social são duas das principais preocupações da sociedade.
 
No entanto, se adotarmos o mindset adequado, com habilidades comportamentais (soft skills) e técnicas (hard skills), teremos uma forte tendência organizacional em prol de um ambiente inovador. Segundo Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa, na nova realidade com grande investimento em tecnologias, é preciso fortalecer atividades as quais não podem ser robotizadas.
 
Para a especialista, diante de todas essas mudanças, os recursos humanos não podem esquecer de seguir desenvolvendo um olhar aguçado para o capital humano. “A adoção de plataformas tecnológicas é um caminho para impulsionar o crescimento do negócio. Por outro lado, pode dar margem para o aparecimento de gaps no desempenho dos colaboradores”, afirma. Ou seja, as organizações precisam enxergar as pessoas como parceiras na condução da transformação digital.
 
Portanto, veja quais competências dispensam o uso da tecnologia:

1. Proatividade: ter atitude e iniciativa para resolver problemas e promover soluções.

2. Criatividade: enxergar um cenário sob outras perspectivas. Certamente, o mais difícil de ser substituído.
 
3. Persuasão: utilizar gatilhos emocionais e argumentos para convencer o cliente.
 
4. Raciocínio analítico: ligada à habilidade de interpretar os dados gerados na empresa.

5. Comunicação: saber transmitir mensagens e ideias com clareza.

Maysse Sousa é estudante de psicologia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília. Antenada, a jovem sempre busca novidades e maneiras para aperfeiçoar suas capacidades. Além disso, procura interagir com pessoas de sua área. “Essa troca me proporciona descobertas, desenvolvo minha fala e escuta. Isso abre muitas portas e me prepara para o mercado”, conta.

E você? Se atenta a essa questão? Compartilhe sua opinião em nossas redes sociais e boa sorte em sua jornada!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete