Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
15-fatos-historicos-para-o-enem-2019

15 fatos históricos para o Enem 2019 

Notícia | 11/03/2019

Cláudia Giannoni

Os processos seletivos, assim como a sociedade, mudam e evoluem ao longo dos anos. Atualmente, as provas têm exigido cada vez mais conhecimentos gerais dos estudantes, mesclando informações da sociedade com competências específicas. Com isso, fatos históricos e datas relevantes no contexto político-social costumam estar presentes nas avaliações.

Maurício Paz, professor de História do Colégio Positivo em Curitiba, explica como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tende a ser o mais nacionalista possível. “Ele tem se mantido, no âmbito da prova de ciências humanas, com um perfil de teste o qual exige conhecimentos e reflexões acerca da realidade brasileira. Assim, temas relacionados ao Brasil são mais recorrentes”, explica. Contudo, quando as questões fazem alguma referência a um fato ou temática internacional, é comum elas estabelecerem relações com a nossa realidade.

Além disso, segundo o professor, a edição deste ano dificilmente terá grandes diferenças das últimas: “como o Enem é elaborado a partir de um banco previamente testado e calibrado, seguindo a metodologia de Teoria de Resposta ao Item (TRI), é muito difícil ocorrerem modificações imediata”, conclui.

Norton Frehse Nicolazzi Junior é coordenador da área de história do Sistema Positivo de Ensino e separou alguns acontecimentos com maior chance de serem abordados:

- 10 anos do Novo Acordo Ortográfico (2009);
- 10 anos do surto de H1N1 no Brasil (primeira pandemia do século XXI) (2009);
- 20 anos da fundação da cidade de Palmas como capital do novo estado Tocantins (1999);
- 20 anos do fim da Guerra Fria, anunciado pelo encontro de George H. W. Bush (EUA) e Mikhail Gorbachev (URSS) (1999);
- 25 anos do Plano Real (1984);
- 25 anos da morte de Ayrton Senna (1984);
- 30 anos do falecimento do pintor Salvador Dali (1989);
- 30 anos da queda do Muro de Berlin (1989);
- 30 anos das primeiras eleições diretas para presidente após a ditadura civil-militar brasileira (1989);
- 30 anos da lei do divórcio no Brasil (1989);
- 40 anos da posse de  Margaret Thatcher como primeira ministra do Reino Unido (1979);
- 50 anos de Woodstock (rock'n’roll, movimento hippie e contracultura) (1969);
- 50 anos da chegada do homem à Lua (1969);
- 100 anos do Tratado de Versalhes (1919);
- 230 anos da Tomada da Bastilha em Paris e início da Revolução Francesa (1789).

Agora é focar nos estudos e mostrar todo seu potencial. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete