Quanto mais o tempo passa, maior é a relevância o termo “feedback” ganha. Afinal, com as mudanças e novos cenários do mercado de trabalho, esse recurso se tornou indispensável para líderes, recrutadores e supervisores. Entenda sobre a do tema para o ambiente corporativo.

Constantemente, somos avaliados por nosso rendimento no mundo organizacional. Essa análise, realizada geralmente por quem coordena as equipes, deve ser feita de maneira crítica e sincera, para obter o melhor de cada colaborador. Entretanto, não adianta apenas observar os resultados de cada um sem repassar, individualmente, os pontos fortes e os de correção.

Para Fabiana Sette, advogada, coach e mediadora, de Campinas, receber uma devolutiva ajuda a aperfeiçoar o perfil profissional. “Um olhar externo nos ajusta. Portanto, é fundamental sempre estar aberto a receber esse retorno”, defende. Para ela, mesmo quando negativas, essas orientações podem ser de grande valia. “Quando sinceras e bem intencionadas, nos ajudam”, explica.

Seguindo o passo organizacional, os jovens também estão valorizando essa ferramenta corporativa. De acordo com uma pesquisa promovida pelo Nube, cerca de 90% dos mais novos consideram importante receber essa análise, pois sempre ajuda a evoluir.

Ainda de acordo com a especialista, tão relevante quanto aplicar essas avaliações de performance, é o gestor aprender a recebê-las. “Isso é uma das maiores dificuldades”, ressalta a coach. Portanto, estar aberto a opiniões de colegas, liderados e parceiros pode ser uma excelente maneira de se desenvolver.

Gabriela Trindade sabe bem disso. Como estagiária na área de psicologia, ela também fala sobre a necessidade de ser reconhecida quando faz algo certo ou supera expectativas. “Acho essencial esse olhar, pois é uma via pela qual você pode perceber sua evolução e dedicação em algo”, ressalta

Segundo a universitária, fica fácil se sentir engajada e motivada com suas tarefas quando um gestor é capaz de perceber seu bom desempenho. “Quando recebo um elogio, o comportamento frente aos desafios podem ser diferentes”, diz. “Se estamos motivados, nosso engajamento é eficaz, propiciando criatividade, dinamismo e até mesmo inovação”, conclui.

Agora, você já sabe como e porque os feedbacks são tão importantes. Aplique esse conceito em seu perfil profissional e garanta o êxito. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe