O intercâmbio é uma experiência enriquecedora em qualquer idade, porém, quando realizado na adolescência, tem benefícios ainda maiores. Do aprendizado rápido à qualificação profissional por conta da nova língua, conectar-se com outra cultura tem ainda mais impacto na formação da personalidade e da visão de mundo.

A facilidade é explicada pela maior atividade no hipocampo do cérebro nessa idade, fator responsável por estimular o aprendizado, a memória e a busca por recompensa. “Enquanto os adultos podem demorar até seis meses para absorver o novo conhecimento, em dois meses os adolescentes já estão sonhando no outro idioma, demonstrando a consolidação do ensino nesse curto período”, afirma Michele Argenta, gerente de High School da rede Travelmate, com filiais em Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, entre outros.

A disponibilidade para focar nos estudos também favorece, pois os mais novos têm mais tempo livre por não terem iniciado a carreira. Fora do país, eles podem se dedicar a aproveitar as matérias orientadas vocacionalmente. Já os mais velhos, muitas vezes, aproveitam gaps da faculdade ou férias para se aperfeiçoar e nem sempre os cursos menores são suficientes.

Morar e estudar em outro país na faixa dos 13 aos 18 anos é ainda um fator importante para amadurecer. “Se o estudante conviver com uma família hospedeira ou na escola, terá de se acostumar com atividades simples, mas as quais não está habituado a fazer em casa, como arrumar o próprio quarto, organizar os horários e usar o transporte público sozinho”, aponta a especialista.

As exigências práticas para aderir ao programa de ensino médio no exterior são boas notas na escola, nível intermediário na linguagem do destino e, além do passaporte e vistos – se necessário –, os documentos principais: histórico escolar, carteirinha de vacinação e Application (perfil do estudante).

Eric Faria é cofundador da Worldpackers e vê ótimos frutos da experiência. "Essa vivência nos ajuda a crescer, aumentar nossas perspectivas de mundo e a encontrar o nosso propósito, aspectos fundamentais nos bons profissionais de hoje", comenta.

Você também é adepto de viagens do tipo? Comente em nossas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe