Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-preparar-para-um-intercambio

Como se preparar para um intercâmbio 

Notícia | 20/05/2019

Cláudia Giannoni

Conhecer novas culturas e acumular experiências valiosas para o mercado de trabalho são objetivos frequentemente buscados por alunos interessados em intercâmbios. A oportunidade é incrível, mas também é necessário muito planejamento e preparação para evitar imprevistos e tornar a viagem positiva e inesquecível.

A coordenadora de mobilidade acadêmica da Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza, Eloiza Lira, separou alguns conselhos para se dar bem na vivência. Acompanhe:

1- Escolha bem o seu destino: você prefere clima frio ou quente? Fala quais idiomas? Tem dificuldades para se adaptar a costumes muito diferentes dos seus? As respostas podem te ajudar a garantir o melhor lugar para ir. Após eleger o país, o estudante também deve pesquisar os cursos e disciplinas oferecidas pelas instituições de ensino, para assegurar, por exemplo, a possibilidade de aproveitamento de matérias quando ele retornar para o Brasil.

2- Planejamento financeiro: os custos devem ser considerados. Algumas opções incluem bolsa e ajuda de custo e outras não. "A conta deve considerar não apenas o valor da viagem em si, mas quanto o educando precisará desembolsar para obter o visto e outras documentações, roupas específicas para o clima do local, seguro de viagem e de saúde, entre outras necessidades.

3- Determinação: depois da organização, chega a hora de partir. Nessa hora, o aluno precisa ter a segurança necessária para viver em uma cultura diferente, longe da família e amigos, absorvendo e conhecendo novos lugares. A princípio pode parecer algo assustador, mas é enriquecedor para a vida acadêmica, profissional e pessoal.

Dica bônus - quanto antes, melhor: comece a preparar com antecedência de seis meses a um ano antes da viagem. Isso é necessário não apenas para garantir tempo para obter a papelada necessária, mas também para poupar e rever as finanças antes da aventura.

Quem tiver como rumo a terra dos nossos colonizadores, aí vai uma indicação. Três brasileiras residentes no país virão ao Brasil para ministrar a palestra: “Mudar, morar, estudar, trabalhar e investir em Portugal”, tanto em Belém do Pará, quanto no Rio de Janeiro. A paraense Adriana Borges, consultora em investimentos imobiliários e as cariocas Gabriela Resende, advogada luso-brasileira e Cláudia Pinheiro, psicóloga e coach de carreira, desenvolvem projetos em suas áreas de atuação.

A BRP Brasil Portugal está promovendo o evento. As apresentações foram elaboradas a partir da experiência das profissionais nesse processo de mudança para a Europa e na consultoria prestada aos clientes nos dois continentes. Entre os temas em pauta estão: o mercado de trabalho e imobiliário, carreiras em alta, a cidadania portuguesa e concessão de vistos, além da equivalência de diplomas, entre outros. "Com a globalização, atuar e habitar outro país ficou mais acessível. Todavia, para ter empregabilidade, é preciso conhecer o mundo corporativo local, assim como a dinâmica de contratação. O objetivo é mostrar aos interessados qual é a melhor maneira de se organizar e ter sucesso nessa empreitada", convida Cláudia.

Veja as datas e locais:

Belém do Pará - PA

Ocorrerá dia 25 de maio, das 15h às 18h30, no Hotel Sagres - Av. Gov. José Malcher, 2927 - São Brás. O investimento é de R$ 225,00, com coffee break incluso.

Rio de Janeiro - RJ

Programado para o dia 1º de junho, das 15h às 18h30, no Centro de Convenções CBC - Rua Visconde de Silva, 52 – Botafogo. O valor é R$ 225,00, também com coffee break. Ambas as inscrições podem ser feitas no link: https://www.facebook.com/BRP-Brasil-Portugal-560261421161848/. Mais informações via  Whatsapp: (21) 98188-9600 / (33) 782943574.

Contudo, para quem busca instrução, mas de forma gratuita, a CI Sorocaba preparou um bate-papo pra ajudar a entender a diferença entre escolas públicas e particulares no exterior; quais as opções para viajar sozinho, em grupo ou com a família, entre outros. Será realizado dia 25 de maio, das 10h às 11h, na Av. Washington Luiz, 366, Jardim Emília, Sorocaba, SP. Confirme sua participação no link: https://www.ci.com.br/eventos/intercambio-antes-18-teen-sorocaba/presenca/create.

Conte com o Nube e sucesso em sua carreira!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete