Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
redes-sociais-e-mercado-de-trabalho

Redes sociais e mercado de trabalho 

Notícia | 13/06/2018

Layane Bittencourt

A tecnologia gerou mudanças em nossa sociedade, principalmente, nas relações entre as pessoas. Muitas delas pensam nas redes sociais apenas como um recurso para descontração. Elas não estão erradas, esse é uma de suas utilidades. No entanto, quando falamos de mercado, é necessário ter alguns cuidados. Entenda!

Dentro dessa discussão, o Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da Bazz Estratégia e Operação de RH, vê muitas pessoas desesperadas por causa desse mundo on-line, isso ocorre em função de excessos nesse meio, os quais podem prejudicar o lado empresarial. “Uma boa parcela dos profissionais, mais antenados, já perceberam a importância de usar adequadamente essas ferramentas para potencializar as carreiras, promover o crescimento e o network”, explica.

Como saber esse limite? Para o especialista, basta entender: os cuidados no mundo digital são similares aos do nosso dia a dia, no trabalho, em casa ou em passeios. “O recomendável para se valorizar é dar foco adequado às questões positivas e evitar exposições desnecessárias”. Pensando nisso, Bazzola separou algumas dicas para quem quer crescer na carreira utilizando as mídias sociais.

1. Amplie seus contatos: busque amizade on-line com pessoas interessantes. Contudo, se preocupe mais com a qualidade e não quantidade. Não precisa ir convidando todo mundo, isso pode não soar bem!

2. Valorize suas conquistas: mostrar resultados de projetos interessantes ou titulações alcançadas é positivo. Contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante.

3. Publique com inteligência: cada vez mais se multiplicam postagens vazias, assim busque se diferenciar. Fale sobre assuntos relacionados ao seu campo de atuação.

4. Evite debates inúteis: na Internet existem discussões sobre diversos assuntos. Não entre nesse tipo de conversa. Repare, geralmente elas não levam a lugar nenhum e nem terminam bem.

5. Pense antes de curtir algo: ao compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não há nada nas entrelinhas. Se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise.

6. Antes de escrever algo, pense: analise os pontos positivos e negativos de uma postagem. Hoje, as pessoas têm acesso à sua vida 24 horas. Por isso, preserve sua imagem.

7. Evite situações não corporativas:  multiplicam-se as fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras nas redes. Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das pessoas, mas se expor de forma inadequada trará consequências negativas.

Com cautela, você pode transformar essas plataformas em interessantes maneiras de adquirir aprendizado. Para Fabiana Santana, estudante de gestão em recursos humanos, do Centro Universitário Carioca, no Rio de Janeiro, esse meio facilita entrar em contato com informações e dicas de quem já tem experiência. “Gosto de ver e ouvir diversas opiniões de diferentes profissionais e buscar reter bons conhecimentos”, conta a jovem. Assim, se torna cada vez mais capacitada para enfrentar o mundo do trabalho.

E você? Toma quais cuidados no mundo digital? Acha importante ter essa atenção? Compartilhe sua opinião em nossas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete