Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
8-dicas-para-empreender

8 dicas para empreender  

Notícia | 13/06/2018

Cláudia Giannoni

Em meio à crise, muitos brasileiros vão em busca do sonho de abrir o próprio negócio como solução para dar a volta por cima. O segmento está tão aquecido no país, a ponto de gerar a expectativa, segundo estudo do Santander, do setor criar metade das vagas de trabalho neste ano. Ou seja, das duas milhões de oportunidades a serem abertas, um milhão será viabilizada por empregadores por conta própria e microempresas.

Para quem está trilhando o caminho de virar seu próprio chefe, separamos algumas dicas para passar pelas dificuldades e frustrações e superar cada etapa, chegando ao sucesso. Assim como aconteceu com André Castilho, de 33 anos, e um dos sócios da produtora La Casa de la Madre. "De 2000 a 2012 fui funcionário, trabalhei em grandes empresas e aprendi muito com bons e maus exemplos. Depois dessa experiência, decidi sair para ser fiel à minha verdade e fazer do meu jeito, junto com o meu sócio”, conta.

Ele abriu uma produtora de filmes, com a pretensão de fazer a diferença no mercado. "Ter uma organização não é fácil. No começo, ninguém te reconhece, você não ganha tapinha nas costas e ainda não tem salário no fim do mês", afirma. Segundo Castilho, o caminho exige um grande sacrifício, há dificuldades, frustrações e muita cobrança. “É preciso traçar um objetivo e manter o foco”, revela.

O especialista listou algumas dicas valiosas:

1. Defina o seu critério de sucesso: cada um tem um conceito. Imagine o seu: estar rico, fazer fotos "no filter" no Instagram, viajar de férias para Dubai.

2. Encontre seu propósito: para a atual geração não faz sentido montar uma corporação só para enriquecer, isso pode até ser fácil. O difícil é fazê-lo, sendo fiel ao seu objetivo e colocando a sua verdade.

3. Encontre a oportunidade: veja uma brecha, algo nunca ou pouco feito.

4. Encontre um parceiro para sonhar junto: quando você está mal o outro te levanta. Por outro lado, se você faz uma sociedade com a pessoa errada, ela pode te afundar. Cada um tem uma linha de pensamento, sua individualidade, mas dentro do negócio sempre cabem as duas ideias. Pensar a dois sempre agrega e é positivo.

5. Rabisque um pouco e "vá pras cabeças": estude, siga algumas regras, mas o importante é começar logo a colocar em prática. Desenvolva, teste, veja se funciona, se vale continuar ou matar o produto e partir para outro. Dentro da uma iniciativa, é possível ter muitas outras.

6. Lance seu site, seu Instagram e "pareça" uma companhia: crie um nome, tenha um endereço físico e abasteça sua rede social com várias fotos de serviços, para transmitir confiança, não parecer algo novo.

7. Sobreviva: Superar as dificuldades é fundamental. Quando você está afundando, com a "água no nariz", aparece uma solução e te salva. Contar com esse fator, resistindo bravamente, é essencial.

8. Contratou seu primeiro funcionário? Parabéns. Agora, você é o chefe: A partir de então, você será visto como o injusta, o qual não reconhece o valor dos funcionários. É preciso aprender a lidar com isso, porque fazer sua visão ser compreendida é extremamente difícil. Olhem para seus chefes com outros olhos, porque eles vão te ensinar muito.

Para quem busca capacitação, a AEC - Associação de Empreendedores de Campinas e Região oferece diversos treinamentos gratuitos. Para o dia 27 de junho está programada a palestra “Marketing Pessoal e Sorriso”. O intuito é falar sobre os benefícios do ato de sorrir para a vida pessoal e profissional e como pode mudar rumos. Os interessados podem se inscrever, bem como saber mais informações no link: http://www.ciespcampinas.org.br/site/agenda/palestras/2103/2018/06/marketing-pessoal-e-sorriso/.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete