Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
vale-a-pena-ser-um-empreendedor

Vale a pena ser um empreendedor?  

Notícia | 06/08/2018

Layane Bittencourt

O mercado de trabalho passa por inúmeras mudanças. Com o índice de desemprego no país chegando a 13%, os brasileiros buscam novos caminhos para se manterem ativos. Diante disso, segundo pesquisa da Trendsity, seis em cada dez jovens pretendem ser empreendedores. Você já pensou em ser seu próprio patrão?

De acordo com o CEO da Fábrica de Startups S.A., do Rio de Janeiro, Hector Gusmão, nos momentos de crise o consumidor busca novas soluções, mercados aparecem e a competição fica mais acirrada. Por isso, é a melhor época para tirar a ideia do papel. “Há diversas pessoas com alto capital intelectual desempregadas e podem encontrar no empreendedorismo o novo caminho profissional e de realização pessoal”, ressalta.

Inclusive são os jovens quem mais se interessam pelo assunto. “Esse perfil é inspirado por propósitos e pela liberdade de poder criar ou participar de maneira mais ativa na transformação esperada”, explica o especialista. Para a CEO da TrustVox, Tatiana Pezoa, a vontade de empreender deve vir justamente disso, essa foi a questão determinante para sua escolha. “Se o objetivo é ajudar aos outros e servir com seu trabalho, empreender é a resposta”, conta.

Assim, optar por essa alternativa permite a se aventurar na sua ideia e desfrutar dos resultados. “O grande desafio é conciliar a vontade com a capacitação certa para montar os seus negócios”, indica. Se você está na dúvida se quer seguir ou não esse caminho, Gusmão separou algumas dicas para você:

Estude: isso não significa estar em uma faculdade ou fazer cursos, mas na capacidade de se informar. Por isso, procure sobre cases de sucesso e também os de fracasso e se conecte com ambientes propícios ao debate e networking.

Construa, meça e aprenda: não se apegue a uma ideia se você não garante a real identificação de uma necessidade, validação e melhorias constantes da sua solução proposta. Abrace mudanças.

Conecte-se: empreendedor por si só é muito sozinho. Então, encontre alguém para compartilhar experiências, boas práticas e aprendizados. Acredite: de uma conexão despretensiosa, quase sempre vai sair uma oportunidade ou insight. Basta ficar atento e de cabeça aberta.

Gostou das dicas? Não tenha medo de se arriscar e tire a sua ideia do papel. Tomar novos caminhos pode ser a descoberta de seus talentos, a chave para o seu sucesso e garantia de um futuro promissor. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete