Você é fã de cinema? Ver filmes é uma das atividades mais divertidas de se fazer no tempo livre. Se além disso, fosse possível adquirir novas habilidades com ela? Certamente, essa é uma forma eficiente de estudar um idioma, aspecto exigido no mercado. E mais: você ainda pode assisti-los junto a sua família e amigos. Descubra como transformar um hobby em conhecimento e se sobressair!

Segundo Vera Lorenzo, coach e CEO da Fala Idiomas e Comunicação, do Rio de Janeiro, as obras cinematográficas podem ajudar em muitos pontos nessa assimilação. Sua eficiência está atrelada ao listening, a habilidade de ouvir. “As pessoas ficam preocupadas com a conversação, quando na verdade, você só consegue elevar esse nível, se há um entendimento das frases”, explica a especialista.

Para a estudante de cinema Joyce Roldan, da Academia Internacional de Cinema, conhecer a língua inglesa foi assim. Desde pequena assistia desenhos infantis sem legendas. “Apesar de não entender as falas, ficava curiosa para entender a história, assim, minha escuta ficou aberta e meu subconsciente já estava acostumado com aquelas palavras”, relembra.

Dessa forma, foi inevitável começar a entender, a falar e até pensar nesse dialeto. Depois de adulta, foi professora de inglês de conversação, utilizando o mesmo procedimento por repetição e associação. Para ela, “esse método acelera e otimiza o processo em comparação a outros tradicionais”. Ideal para quem prefere a praticidade e, ainda assim, quer se destacar.

Como aprender de forma efetiva? Pensando nessa questão, Vera sugere cinco dicas para quem deseja começar agora!

1. A escolha: comece com uma obra já conhecida. Assim, não vai perder o fio da meada.

2. Legendas: coloque subtítulos em inglês, por exemplo. Com o tempo, você poderá assisti-lo sem eles. No início, irão ajudá-lo a entender melhor o enredo da história.

3. Cinema é diversão: opte por filmes de seu gosto pessoal. É bom para não se cansar ou se desanimar.

4. Anote: se há alguma palavra desconhecida, escreva-a e procure no dicionário. Embora pareça chato, é importante para assimilar novo vocabulário.

5. Pronúncia: repita em voz alta algumas das frases ditas pelos atores até ficar foneticamente perfeita.

A coach ainda ressalta a necessidade de se expor a escutar de outras fontes, pois  entrará em contato com expressões de uso diário. Isso ampliará seu vocabulário, a estrutura de frases e criará uma melhor fluência. “É importante criar o hábito de ouvir todos os dias e acompanhar a história ao longo do tempo. Resultado: você conseguirá ter um domínio cada vez maior”, aconselha.

Gostou das dicas? Não conhecia esse método de aprendizagem? Compartilhe com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe