Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
fluencia-no-ingles

Fluência no inglês 

Notícia | 22/09/2016

Informações divulgadas em agosto pelo MEC – Ministério da Educação, apontam níveis alarmantes em relação ao conhecimento do brasileiro em outras línguas. Ao todo, apenas 2% possuem fluência em inglês e os números caem ainda mais quando se trata de outros idiomas. Diante de uma forte globalização, fica a pergunta: como mudar esse cenário?

Para Júlio César F. Vieitas, Gerente Acadêmico do Centro Britânico Franquias, existem cinco motivos capazes de justificar essa realidade: localização, educação e falta de participação. Veja abaixo a explicação para cada uma delas:

1. O sistema educacional: em países europeus e asiáticos a língua inglesa é ensinada na escola pública e alunos aprendem a falar, ouvir, ler e escrever, sem ter de procurar um curso extra. O mesmo ocorre com o ensino de espanhol, italiano, chinês e japonês, nos países onde esses dialetos são relevantes.

2. Participação no mercado internacional: não é surpresa o número de organizações, onde outros idiomas são regularmente usados, ficar muito abaixo do esperado. Isso se deve à baixa inserção do Brasil no comércio global. Apenas para efeito de comparação, o Brasil contribui com apenas 1% do comércio internacional. A China tem participação 12 vezes maior.

3. Distância geográfica: é muito comum ver os europeus falarem mais de dois idiomas. A Suíça tem quatro línguas oficiais, por exemplo. Isso se deve à proximidade geográfica e cultural entre os países. Nós, apesar de fazermos fronteira com dez países cuja fala materna é o espanhol, temos em nossa área fronteiriça uma pequena parte de sua população. A grande maioria dos tupiniquins reside próximo à faixa litorânea, especialmente na região sudeste. Logo, o contato com povos de fala hispânica é reduzido e limitado.  

Para Antonio Carlos da Silva, professor do curso de Letras e Mestrado do Centro Universitário Anhanguera de Niterói - Unian, no Rio de Janeiro, a relevância de aprender outros idiomas esta implicada na possibilidade de ampliação do universo do sujeito, o qual passa a ter ferramentas para apropriar-se de outros saberes e de vivências relacionadas à sociedade, economia, política, produção artística e literatura. “Ou seja, garante o acesso e a interlocução com outras culturas, fortalecendo o seu universo e ampliando a sua cidadania, pois rompe com fronteiras e compartilha de novos conhecimentos e experiências”, comenta.

Portanto, reveja seu tempo e dedique-se ao aprendizado!

Leia mais:

Virei gestor, e agora?

Torne-se um bom gestor!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete