Quem procura por uma oportunidade de estágio ou aprendizagem, deve se atentar a alguns aspectos para poder chamar a atenção dos recrutadores em processos seletivos. A apresentação pessoal é o principal fator capaz de causar impacto desde o primeiro contato. Nesse quesito, está inserido o seu currículo. Ele está bem elaborado, sem erros gramaticais e com dados corretos? Veja nesta matéria como ter esse documento bem feito!

O desafio de muitos é transmitir, por meio de um CV, suas qualificações e informações básicas capazes de gerar interesse para quem o lê. Para entender as dificuldades dos jovens, o Nube fez uma pesquisa e perguntou: qual é sua maior dúvida ao fazer um currículo? Dos 8.429 participantes, 58,46% aponta como maior dificuldade torná-lo atraente. A coach de carreira e liderança da DêGrau Treinamentos, Claudia Deris, fala sobre o assunto e dá algumas dicas. “Não se concentre apenas na formatação e fonte de letra utilizadas. Pense na forma como evidencia suas habilidades e suas experiências profissionais”, afirma.

Para Claudia, saber a maneira correta de compô-lo pode ser o diferencial para ter visibilidade e ser convocado para uma entrevista. Portanto, é fundamental gerenciar as informações para causar impacto. ‘‘Ter esse arquivo bem construído, evidenciando seus pontos fortes, faz toda a diferença na primeira etapa da seleção”. Ou seja, a missão dada ao candidato é transmitir, de maneira prática, atrativa e de fácil localização, os principais campos, como experiência e treinamentos”.

Se você não possui nenhum tipo de prática no mundo corporativo, é essencial investir e realizar cursos para se preparar e ter mais chances de ser contratado. Ainda segundo a especialista, seja original: ‘‘pare de copiar e colar modelos previamente estabelecidos na Internet, pois com isso você perde a grande oportunidade de utilizar essa ferramenta tão poderosa a seu favor”, indica.

Thaís Moraes, estuda administração na Universidade Federal Rural, do Rio de Janeiro e já estagia na área. Para ela, é crucial ser organizada com esse aspecto. “É a primeira impressão do recrutador sobre mim”. A universitária sempre se atentou para não deixar passar alguns erros graves. “Tomei cuidado para não mentir nem transmitir informações erradas. Isso me ajuda a não perder tempo em uma vaga não correspondente com meu perfil”, diz.

Ainda está com dúvidas? O Nube oferece um curso online e gratuito com o tema “Como elaborar um currículo” para te auxiliar a preparar uma apresentação de forma assertiva e precisa. Você pode assistir às aulas clicando aqui.

Com essas dicas, um passo será tomado, garantindo a você mais chances de conquistar seu espaço e se tornar um excelente profissional valorizado no mercado. O Nube acredita em seu potencial e te deseja muito sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe