Você está procurando uma oportunidade de estágio? Com a alta concorrência no mercado, optar por algumas estratégias é uma boa saída. Entre elas, está a prática do network. Muito utilizada no mundo corporativo, consiste na ideia de intensificar seus contatos a fim de aumentar suas chances de sucesso. Não sabe como fazer? Descubra em nossa matéria!

O termo indica a capacidade de estabelecer uma conexão com algo ou com alguém. De acordo com a advogada Victória Rodrigues, da Neovia Group, por estar fortemente ligada ao meio empresarial, não se trata apenas de uma maneira de conhecer pessoas, mais sim, de cultivar o relacionamento formado. “Para ter uma boa rede de contatos, é necessário o interesse genuíno pela outra pessoa, praticar empatia e, principalmente, saber ouvir”, enfatiza.

Ao tomar essa atitude, muitos pensam em estarem se aproveitando do outro, pois tem como objetivo encontrar uma chance. Contudo, para Victória, deve pensar: “é uma troca, uma via de mão dupla, onde ambas as partes se beneficiam do contato e não apenas uma troca de favores pontuais”. Portanto, pratique esse hábito diariamente, e dessa forma, acabará por ser algo natural.

A frente dessas dificuldades, a especialista separou algumas dicas relevantes para ajudar nessa busca:

1. Reconectar: é muito mais fácil começar por se conectar com quem você já teve contato, como amigos de faculdade, colegas de outras empresas nas quais você já trabalhou e, até mesmo, seus familiares. Comece por eles!

2. Interesse: não fale apenas sobre temas relevantes para você, mas demonstre saber ouvir os assuntos de outras pessoas. Essa é uma qualidade de poucos.

3. Proximidade: não procure seus contatos apenas em caso de necessidade. Mantenha quem está perto de você, marque um almoço, um café, faça uma ligação e mande uma mensagem.

4. Preparação: reserve um tempo para ler, assistir filmes e peças.  Ao conhecer um pouco de cada coisa, você parecerá mais interessante para os outros e terá mais contatos.

5. Hábitos: faça novas atividades, almoce com pessoas diferentes no trabalho, converse com quem nunca falou na faculdade e vá a eventos dos quais você não está acostumado a ir.

6. Redes Sociais: utilize ao seu favor. Não saia adicionando qualquer um. Não almeje quantidade, mas qualidade. Procure sempre use o português correto, pois muitas empresas analisam os candidatos na Internet.

Para Karen Carriel, assistente de supervisão, da Euro Telecom, de Campinas, “a prática é essencial para se manter atualizado e não correr o risco de ficar fora do mercado”. Ela também acredita nos resultados positivos adquiridos quando se empenha em realizar networking, pois agrega no desenvolvimento. Karen acrescenta: “não é sobre estar recolocado ou não, é uma questão de ganhar conhecimentos e experiências com outros profissionais”.

E você? Como vem exercitando essa capacidade? Compartilhe com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe