Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
exames-de-proficiencia

Exames de proficiência 

Notícia | 19/03/2018

Cláudia Giannoni

A língua inglesa se mantém por décadas como o idioma mundial. Com isso, os exames e certificações de proficiência em inglês são cada dia mais necessárias para o sucesso no futuro. Entenda mais sobre o assunto nesta matéria!

Essas avaliações garantem a qualidade e o domínio de um profissional, para se comunicar, ler e escrever em um dialeto, no qual não é nativo. As opções para obter esse tipo de diploma são muitas, assim como as dúvidas. Pensando nisso, Samuel Gama, coordenador pedagógico do Centro Britânico Idiomas esclarece alguns mitos e verdades sobre o tema.
 
As provas são muito difíceis

Mito. O candidato deve fazer uma escolha compatível com o seu nível de conhecimento e se familiarizar com a avaliação eleita, seja em relação ao tempo disponível para cada habilidade, ou com o estilo de teste. Existem exames para crianças e adolescentes, como o Cambridge English Young Learners; o Key, voltado para iniciantes; o Preliminary, para intermediários; o First, para pós-intermediários e o Advanced, para quem tem um nível avançado.
 
Precisam ser refeitas

Verdade. Alguns podem até se assustar com essa afirmação, porém certas certificações, de fato, devem ser realizadas novamente de tempos em tempos, tais como TOEFL, TOEIC etc.
 
Qualquer um pode obter

Verdade. Porém, apesar do candidato não ter a obrigatoriedade de possuir ensino superior, ele deve demonstrar domínio do idioma porque o diploma o habilitará em quatro modalidades: comunicação e compreensão oral, escrita e leitura.

É necessário dominar o sotaque britânico e o americano

Mito. Cada língua possui particularidades em relação a algumas gírias e pronúncia. No entanto, no caso dos exames de proficiência, a passoa deve dominar os padrões internacionais. Afinal, a gramática, por exemplo, é comum a todos. Ou seja, o fundamental mesmo é segurança no aprendizado técnico da interpretação de texto e na expressão oral.

Larissa Cury é estudante do Centro Britânico Taquara, no Rio de Janeiro e começou a procurar exames de Cambridge há dois anos, com a intenção de futuramente fazer um intercâmbio. “Não só empresas, como também faculdades exigem essas avaliações. Como estudante de letras, essas provas são de fundamental importância para meu currículo, sem falar do modo como colegas da profissão/professores e até mesmo instituições de ensino passam a olhar o candidato, após verem seus conhecimentos comprovados”, comenta.

E você, está pronto para enfrentar o desafio?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete