Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estagiario-faz-hora-extra

Estagiário faz hora extra? 

Notícia | 14/02/2018

Vinícius Lima

Por muitas vezes, na carreira profissional, você terá diversas atividades para concluir e o relógio se tornará um grande inimigo. A solução encontrada por muitos é a hora extra. Porém, você pode encontrar problemas se estender sua carga no estágio! Leia mais nesta nova matéria do Nube!

A Lei nº 11.788, conhecida como Lei do Estágio, estabelece como regra em seu 10º artigo: as incumbências nesse processo de desenvolvimento do estudante devem ser acordadas entre o colaborador, a instituição de ensino e a empresa, não podendo estrapolar o limite de 6 horas por dia. Caso isso ocorra, não será acrescido à sua bolsa-auxílio qualquer tipo de bonificação. Por isso, o gestor também fica responsável por monitorar sua equipe e evitar qualquer tipo de infração da legislação.

Raíssa Ferreira cursa Publicidade e Propaganda com ênfase em marketing e está no seu último ano de graduação. Esse é o período mais tenso para os universitários por conta do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Para ela, ampliar seu período no ambiente corporativo pode atrapalhar seu desempenho. “O TCC demanda atenção, leitura e estudos. Uma hora a mais dedicada ao seu serviço, é uma a menos direcionada aos afazeres acadêmicos”, constata.

Segundo Raíssa, a determinação na lei é benéfico para todos. “Você consegue realizar suas funções dentro do prazo sem dificuldade”. Entretanto, a futura publicitária adverte: “isso depende da época. Em semana de provas, reduzir a carga pela metade, como diz a lei, ajuda muito quem precisa de mais dedicação”. Porém, a empresa pode descontar essa saída antecipada.

Para Joice Vicente, coach na Carreira em Movimento, no Rio de Janeiro, as orientações pré-estabelecidas devem ser seguidas tanto pela corporação, quanto pelo colaborador. “Devemos respeitar a hora de estágio para possibilitar o aproveitamento escolar e, consequentemente, o aprendizado”, constata.

A especialista frisa a importância do gestor entender essa situação. “Deve haver compreensão para facilitar ao máximo a adaptação do jovem a essa nova cultura à qual é inserido”. Joice ainda afirma: “ter essa abertura tem total relação com a motivação e, consequentemente, com o rendimento de suas tarefas”, conclui.

Portanto, mantenha-se sempre organizado e respeite o relógio. Assim, você contribui cada vez mais para seu talento crescer, caminhando em rumo ao sucesso! O Nube te deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete