Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-visao-dos-jovens-sobre-o-brasil

A visão dos jovens sobre o Brasil 

Notícia | 30/10/2017

Com 517 anos, nosso país é visto como um grande polo de desenvolvimento, apesar de apresentar pontos com necessidades de mudança. Com 207 milhões de habitantes, sendo mais de 50 milhões jovens, é normal cada cidadão ter sua própria visão sobre a terra natal. Pensando nisso, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios realizou uma pesquisa com 31.326 pessoas, entre 15 e 26 anos, com a seguinte pergunta: “Qual dessas frases melhor representa o Brasil?”. O resultado apontou a visão da juventude sobre o assunto!

O estudo ocorreu entre 2 e 13 de outubro e contou com seis opções de resposta. Para 26,23%, ou 8.217 votantes, a melhor representante foi: “sinônimo de corrupção”. De acordo com Rafaela Gonçalves, coordenadora de treinamento do Nube, todo foco das mídias e jornais locais tem sido as atuais investigações e escândalos políticos. “Infelizmente, as questões positivas e demais iniciativas perdem espaço, logo a sensação é de estarmos presos em torno da corrupção”, explica. Assim, enquanto esse cenário não for modificado, essa percepção continuará.

Com 23,82% (7.463), “lugar onde tem uma mistura de raças”, se destacou. De fato, nossa nação foi colonizada por diferentes povos. “Temos uma diversidade étnica e cultural vasta e uma grande miscigenação”, enfatiza a especialista. Já para 22,30% (6.978), aqui é “o país do ‘jeitinho’”. Segundo Rafaela, essa é a maior armadilha, pois não tem como esperar honestidade de seus representantes políticos se você mesmo não a pratica em seu dia a dia. “Não respeitar uma regra, um acordo, ou obter vantagem em relação a alguém, acaba por reproduzir a corrupção feita por nossos governantes”, ressalta.

Outros 14,24% (4.461 respondentes), veem “uma terra com muitos impostos”. Realmente, são taxas diversas e, em muitos casos, com altos valores, por isso, há descontentamento. Mesmo assim, em quinto lugar, 9,52% (2.982), ainda acreditam ser “o país do futuro”, e há mesmo muitos aspectos positivos no Brasil. “Temos o setor de agronegócio, com variadas possibilidades, muitos estão engajados em projetos de tecnologia e mulheres ganham destaque nas corporações. Todavia, ainda é necessário investimento em educação, emprego e tecnologia para deslancharmos”, assegura a coordenadora.

Por fim, 3,88% (1.216), trazem a questão de “o povo amar o futebol”. Sem dúvidas, esse é um esporte com muitos adeptos, contudo, existem vários outros em destaque por aqui. “Só é preciso divulgar melhor as demais modalidades. Esse é um tipo de investimento capaz de mudar a vida de centenas de milhares de pessoas e favorecer a mudança cultural necessária”, enaltece Rafaela. Afinal, desenvolve trabalho em equipe, disciplina e propõe inclusão social, características fundamentais para uma sociedade melhor.

Na verdade, somos um povo com multifaces e, assim como outros, temos aspectos fracos e outros fortes. “Mudar o olhar e mobilizar recursos para os pontos capazes de fazer uma diferença positiva, é o principal”, finaliza a especialista.

Serviço: Pesquisa revela opinião dos jovens sobre o Brasil
Fonte: Rafaela Gonçalves, coordenadora de treinamento do Nube

Sobre o Nube
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 7.500 empresas clientes, 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 750 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 11 milhões de ligações, enviados 3,2 milhões de SMS e encaminhados 750 mil candidatos. O banco de dados conta com 4,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas.
 
O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete