Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
feedback-quais-formas-sao-produtivas

Feedback: quais formas são produtivas? 

Notícia | 11/09/2017

Há alguns anos, era comum os setores de RH das empresas agendarem datas, para encontrar a fórmula perfeita para dar feedback aos funcionários. Discutiu-se de quanto em quanto tempo o métido era necessário, como seria a melhor forma de iniciar e terminar a conversa, quais assuntos não poderiam ficar de fora do papo.

Todavia, chegou-se a conclusão desse ser um fator individual e diferente para cada pessoa. Todos precisam saber como estão se saindo nos trabalhos, seus erros e acertos, mas uma sessão muito bem planejada a cada dois meses não trará consequências positivas.

A devolutiva precisa ser inquietante, gerar ações, ser específica e imediata para ter bons resultados. “Nenhuma fórmula mágica, como a conhecida sanduíche, será tão eficiente quanto aquela melhor adaptada a cada funcionário de sua empresa”, explica Adriano Meirinho, CMO e co-fundador do Celcoin, com atuação nacional, inclusive no Rio de Janeiro.

Pensando nisso, o especialista listou quatro dicas práticas:

Feedback precisa ser imediato: você se lembra do arquivo redigido de forma errada, o qual causou uma confusão imensa na reunião com o cliente há três semanas? Pois então, já passou. O erro ficou no passado, não trouxe nenhuma consequência negativa e, provavelmente, foi repetido inúmeras vezes nesse meio tempo. Uma das formas mais eficientes de alertar uma falha é tratando do ocorrido com rapidez. Se algo não está dando certo hoje, a partir de amanhã os esforços já tem de ser voltados para isso. Reconhecimento também gera mais produtividade e melhores resultados.

Específico: comentários gerais como “sua atuação precisa melhorar” ou “eu não fiquei muito impressionado com o resultado” vão deixar o time confuso e no escuro. Foque em tarefas, seja claro e vá direto ao ponto. Determine uma ação para consertar o erro e avalie depois de ser novamente realizada.

Personalizado: conheça o grupo e saiba qual a melhor forma de transmitir a informação para cada um. Todos precisam receber críticas de forma saudável, mas quando a relação é mais próxima e o histórico é levado em conta, tudo fica mais simples e efetivo.

Não deixe nas mãos do RH: cada gestor é responsável pelo seu departamento e quando o líder fala diretamente com a equipe, é muito mais eficiente e produtivo.

“O principal propósito é ajudar cada pessoa a entender onde ela está com relação a um comportamento. Por isso é tão importante a conversa ser construtiva, firme e sincera”, enfatiza o especialista. Para ele, não é preciso ficar brincando de novela para transmitir uma crítica, com começo -> meio -> fim. “Menos teatro, mais responsabilidade e mais assertividade no momento no qual os fatos acontecem geram mais resultados”, finaliza.

E você, está acertando nessa missão? Coloque as dicas em prática e veja a corporação crescer!

Veja também:

Os medos do líder

Pontos fracos de um líder

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete