Muitos estudantes estão em busca de uma oportunidade no mercado para iniciarem suas carreiras como estagiários em uma organização. Essa prática é a porta de entrada para o mundo corporativo e é necessário certo preparo para lidar com os demais candidatos, bem como conseguir expor suas competências em todas as etapas da seleção. Quais atitudes tomar para adquirir destaque? Acompanhe essas e outras dicas em nossa matéria!

Segundo a última análise do Censo da Educação Básica do Inep/MEC 2014, temos mais de 17,1 milhões de possíveis estagiários. Contudo, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Estágios - Abres, apenas 1 milhão consegue uma vaga. Ou seja, a concorrência é alta! Além disso, em uma pesquisa realizada pelo Nube, os respondentes afirmaram ser o maior receio em uma dinâmica de grupo a forma como estariam sendo avaliados, totalizando 41,30%. Porém, não precisa ter medo! Separamos uma listinha pra te ajudar!

- Cada pessoa expõe o nervosismo de maneiras diferentes. Ensaie sua apresentação perante um espelho, veja quais pontos deve melhorar e como pode controlar tais impulsos;

- Leia antes seu currículo e veja quais experiências deve enfatizar;

- Atente-se às instruções passadas pelos selecionadores;

- Respeite os demais. Nem sempre o grupo pensa como você, mas é essencial aceitar ideias diferentes das suas;

- Seja objetivo, pois falar demais pode soar arrogante, além de ser cansativo e tomar o tempo dos demais candidatos. Fale o suficiente para ressaltar seu potencial;

- Chegue com antecedência. Quando você se antecipa, tem a chance de observar como são as pessoas e o ambiente de trabalho;

- Pesquise sobre a empresa. Isso demonstra preocupação e te destaca perante os outros candidatos.

“A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, pois cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade, o jovem se depara com teorias; porém, é preciso relacioná-las com a prática e vivenciar momentos reais nos quais será preciso analisar o cotidiano”, afirma Leonardo Gomes, professor de psicologia e coordenador de estágio da Faculdade de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro - Campus Paracambi.

Não deixe de se cadastrar em nosso portal para receber as melhores oportunidades. Não desanime, afinal, existe o perfil certo para a vaga certa. Boa sorte!

Leia mais:

Empresas atrativas

Converse com o público

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe