Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-a-ansiedade

Como lidar com a ansiedade? 

Notícia | 18/07/2016

Seu dia é cheio de afazeres e você não tem tempo nem para respirar? Fique calmo, essa rotina pode ocasionar uma ansiedade acima da média e te deixar bem menos produtivo. Veja algumas dicas nesta matéria e equilibre sua rotina.

Atualmente, diversos profissionais se enxergam engolidos por uma rotina de prazos curtos, inúmeras tarefas e compromissos assumidos com chefes e clientes. A sensação é a do dia não ter o número de horas suficientes e nem todos lidam bem com tanta pressão. “Quando o indivíduo se dá conta, os pensamentos estão desorganizados, a agitação domina seu corpo e o peito parece apertado, sintomas típicos da ansiedade”, enfatiza Alan Galusni, coordenador do CST em Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera de Campinas.

Considerada como o mal do século XXI, a doença causa bastante preocupação nas organizações. São cada vez mais comuns os exemplos de colaboradores sem dormir, preocupados com a possibilidade de não executar todas as atividades e cumprir os prazos. Como complicador, ainda há a instabilidade do cenário econômico, o qual contribui para a permanência no emprego ser incerta.

“Em um momento tão complexo, os gestores de RH devem encontrar maneiras de identificar o problema, sem a necessidade do colaborador se manifestar sobre o assunto. Para isso, é necessário manter olhos e ouvidos bem abertos e contar, inclusive, com a sensibilidade”, recomenda o especialista. A pausa para o cafezinho, momento mais relaxado, pode se tornar uma oportunidade para entender os anseios e pensamentos dos funcionários.

“Já existem empresas trabalhando na prevenção da ansiedade, incentivando seus talentos a aderirem a programas de lazer, como a prática de atividades físicas, inclusive, na própria organização”, revela Galushi. Também há exemplos de corporações interessadas em proporcionar um ambiente mais leve, fator responsável por trazer a sensação de segurança e bem-estar, essenciais para diminuir a pressão e, consequentemente, a ansiedade.

Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip, no Rio de Janeiro, exalta: “o cuidado com o time, certamente, faz a diferença nos resultados no fim do mês”.

Portanto, se você é gestor, fique de olho no lado emocional do seu grupo!

Leia mais:

Tenha mais disposição

Tenha profissionalismo

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete