Você possui o hábito de escrever mensagens para outros colaboradores, durante seu cotidiano? Algumas empresas disponibilizam essa ferramenta para todos os funcionários; porém, há quem ainda peque na hora de encaminhar algum comunicado. Veja como agir de modo correto e ser claro em suas falas seguindo os conselhos do Nube!

Todo o cuidado é pouco na hora de usar o e-mail. Muita gente confunde as mensagens recebidas em sua conta pessoal, como correntes, fotos e mensagens pessoais e acabam fazendo o mesmo quando se trata de um serviço corporativo. Caso esse exemplo sirva para você, saiba: sempre existe um arquivo dos conteúdos enviados e recebidos. Para evitar gafes, a analista de treinamento do Nube, Rafaela Gonçalves, fornece algumas sugestões:

- Seja objetivo e crie metas claras de comunicação;
- Tenha atenção com a ortografia e não utilize abreviações;
- Seja cuidadoso com assuntos sigilosos ao encaminhar alguma informação;
- Revisar o texto e confirmar o endereço do destinatário para a mensagem chegar às pessoas certas.
- Coloque-se no lugar de quem vai receber sua mensagem: pratique a empatia;
- Evite escrever palavras em caixa alta. Se deseja evidenciar alguma ideia, use negrito, cor de destaque ou sublinhado.
- Nunca se esqueça de uma saudação inicial e final, dentro do grau de formalidade adequado.
- Ao término, é de bom tom deixar uma frase para retomar o assunto. Por exemplo, se você fez alguma solicitação, encerre com “qualquer dúvida, estou à disposição" ou "aguardo seu retorno".

De acordo com Carla Dionísio, professora de mestrado em Marketing, da Universidade Federal Rural - UFR-RJ, “uma comunicação eficiente oportuniza ao jovem estar em contato com profissionais experientes e demonstra domínio da linguagem oral e escrita, fomentando o networking”. Concorda com ela? Agora, está em suas mãos!

Veja também: 

Como funciona um e-mail?

O e-mail faz parte da sua vida?

Saiba utilizar o e-mail da sua empresa

Você usa corretamente o e-mail?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo “Nube Vagas” em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Todos os serviços para o estudante são gratuitos!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe