O seu coração acelera ao ter de encarar um grande público? Se apresentar diante de muitas pessoas, pode ser um desafio. Contudo, também pode ser seu diferencial na hora de conquistar enormes feitos. Para quem se sente intimidado nessa situação, há uma boa notícia: esse problema pode ser contornado. Então, enfrente esse obstáculo com o Nube!

Segundo o especialista em comunicação verbal Kim Archetti, essa aversão pode atingir qualquer pessoa. Contudo, existem diversas maneiras para quebrar essa barreira. "Muitas personalidades importantes e inspiradoras já sofreram com isso e foram treinadas. Essa fobia pode prejudicar o desenvolvimento da carreira e o relacionamento social, mas, por outro lado, pode ser encarada como estímulo para vencer as próprias limitações", analisa. Para te ajudar, ele separou cinco pontos em relação a esse temido momento.

1. Extroversão não é garantia: timidez e medo nem sempre andam juntos, mesmo uma pessoa mais expansiva pode ficar apreensiva nessa situação. Isso acontece pois, nos sentimos mais confortável diante de poucas pessoas.

2. Dom não existe: muitos acreditam nisso, contudo, a arte de se comunicar é uma técnica para ser desenvolvida com o tempo. Todo mundo nasce com alguma habilidade específica, mas geralmente, é necessário lapidá-la para se tornar um talento.

3. Autodepreciação: é essencial ter bom senso, percepção apropriada de si mesmo e autocrítica para avaliar suas próprias ações, mas cuidado para não se desvalorizar.

4. Naturalidade: evite agir de forma robótica e artificial, encare esse momento como uma oportunidade, seja no campo educacional, profissional ou pessoal.

5. Prepare-se: conhecer e pesquisar sobre o tema te ajudará a ter confiança em si mesmo e vai passar a impressão de mais tranquilidade e menos nervosismo.

O consultor financeiro, Afrânio Alves, tinha temor de expressar suas ideias, seja qual fosse o tamanho do público. “Sempre era uma tensão. Quando tinha a necessidade de apresentar algo, sempre vinham os calafrios. Nas horas anteriores então, nem se fala. Muito frio da barriga”, relata. A vontade de mudar essa situação surgiu quando decidiu inspirar pessoas em suas decisões financeiras. Para isso, ele precisava fazer palestras e perder esse pavor. “O propósito estava claro e me motivou a dar muitos passos desafiadores. Comunicação era um deles”, conta.

Hoje, leva sua mensagem com mais facilidade e afirma ter vencido suas apreensões. Para ele, quando se tem uma grande razão você sempre encontrará um meio de torná-la real.  “Encontre a sua grande motivação e logo em seguida, você atravessará o mundo motivado a falar aos quatro cantos o seu propósito. Funcionou assim comigo”, aconselha.

De acordo com Aurea Regina de Sá, media trainer e coach de comunicação, um fator é primordial: o autoconhecimento. “A investigação corajosa e profunda de si mesmo pode garantir mais autoconfiança. Isso vai refletir na administração emocional nos momentos de exposição”, esclarece. Segundo a especialista, esse domínio só pode ser aprendido de dentro pra fora. Iniciando esse processo agora, você terá muitos frutos no futuro.

Os desafios são grandes aprendizados, os quais possibilitam nosso crescimento. Portanto, não desanime, conheça a si próprio e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe