Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
razoes-para-investir-no-estagio

Razões para investir no estágio 

Notícia | 29/10/2015

Você já se questionou as razões pelas quais seus pais, amigos e professores ressaltam sempre a importância do estágio na carreira? A oportunidade de aprender na prática o conteúdo transmitido em sala é aula é essencial para a carreira de um estudante ao ingressar no mercado de trabalho. Porém, é necessário atentar-se aos seus direitos na hora de encarar essa atividade, pois tanto quem está iniciando quanto quem está contratando deve desfrutar da legitimidade desse acordo. Veja a lista formulada pelo Nube:

- Bolsa-auxílio ou contraprestação: funciona como uma compensação em dinheiro e não possui piso ou descontos, diferentemente só salário. Pode ser dada uma contraprestação em seu lugar, ou seja, um cumprimento de serviços ou formas de pagamento diferentes de dinheiro, por exemplo, receber uma bolsa de estudos enquanto estagia em uma universidade, curso de inglês, etc. São acordadas por ambas as partes no termo de compromisso e são exigidas apenas no caso de estágio não-obrigatório.

- Auxílio-transporte: similar ao vale-transporte, porém o valor pode ser uma ajuda de custo para a locomoção até o ambiente de trabalho. É facultativo no caso de estágio obrigatório.

-  Recesso: assim como as férias, o recesso é um período de "descanso", dado a cada 12 meses relativos às atividades na empresa. O período é de 30 dias, mas esses podem ser fracionados caso haja a necessidade. Há inclusive a possibilidade de antecipá-los no primeiro ano, porém os dias deverão ser contados proporcionalmente ao tempo de ocupação do estagiário.

- Seguro contra acidentes pessoais: é responsabilidade do concedente contratar um seguro contra acidentes pessoais. A apólice deve ser compatível com os valores de mercado e suas informações precisam constar no TCE.

- Desconto do estágio obrigatório: para quem está cursando o ensino superior, realizar uma atividade paralela é a chance de compensar as relevantes horas complementares. Porém, é preciso lembrar: essa possibilidade vai depender da autorização da faculdade, podendo ou não aceitar esse desconto.

- Outros benefícios: muitas companhias oferecem benefícios extras aos seus estudantes, como o vale-alimentação. Essas regalias funcionam como uma boa maneira de ofertar mais opções para ingressar no trabalho.  No entanto, não são exigidos pela lei.

Essas são as principais vantagens previstas pela legislação federal. Porém, existem muitas outras as quais você descobrirá caso decida estagiar. De acordo com Mateus Amaral Pardim, gerente de RH da empresa Bichara Advogados, no Rio de Janeiro, “por meio do estágio é possível ter certeza sobre a carreira escolhida. Muitos executivos de sucesso iniciaram sua trajetória investindo nessa prática”, afirma o especialista. E compelmenta: “aqui no Escritório, por exemplo, muitos profissionais iniciaram como estagiários. São pessoas já familiarizadas com nossa metodologia de trabalho e já  adaptadas à nossa cultura”, afirma Pardim.

Gostou das dicas? Agora, está em suas mãos! Boa sorte em sua busca e conte com o Nube.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete