Quem nunca ficou ansioso antes de uma apresentação em público? Articular bem é importante para qualquer situação seja ela uma entrevista formal, ou uma simples conversa com o um cliente ou parceiro de negócios em potencial. Saber se expressar de forma clara e objetiva faz toda a diferença na carreira de qualquer profissional.

Quem tem dificuldades com a oratória, treinar, estudar o assunto e, se for o caso, buscar ajuda profissional, devem ser os caminhos. Começar evitando alguns erros, no entanto, já ajuda bastante. A seguir estão algumas atitudes a serem evitadas:

Não ter um roteiro: evitar o improviso é fundamental. Faça um script para cada ocasião. Se for o caso, escreva em casa, leia e absorva aquilo. Mas lembre-se, isso deve ser apenas um guia, afinal é preciso também dominar a arte de se adaptar ao longo do caminho.

Não conhecer o tema: muitas vezes surgem imprevistos durante o discurso e nesse caso, só é possível retomar a linha de raciocínio  se houver um conhecimento profundo e sólido.

Perder o timing: Falar demais ou muito pouco pode ser extremamente prejudicial à mensagem. Para isso, leve em conta a disponibilidade da outra parte para ouvir e a relevância das informações para definir prioridades, em caso de tempo curto.

Não saber escutar: em uma reunião, por exemplo, é fundamental garantir aos participantes questionamentos para tirarem dúvidas e opinarem. Isso vai garantir mais efetividade na comunicação.

Durante o estágio o estudante é capaz de aprimorar essa e outras habilidades. “A atividade supervisionada contribui para o amadurecimento profissional, pois possibilita desde cedo a  participação do jovem em processos decisórios”, explica Sílvia Oliveira, coordenadora do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) - Rio de Janeiro.

Gostou da matéria? Veja outras notícias em nosso portal e conte sempre conosco.      

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe