O estilo de liderança nos últimos anos mudou radicalmente. O padrão tradicional teve de se tornar flexível e os gestores precisaram se adaptar para conseguir lidar com os diversos perfis do mercado de trabalho. O mix de gerações aumentou a produtividade e colocou pessoas de diferentes pensamentos trabalhando lado a lado. Com tantas modificações, o Nube realizou uma pesquisa com a seguinte pergunta: “Qual tipo de líder você reprova?”. O resultado revelou os piores perfis de chefes e a importância de uma relação mais estreita com os integrantes da equipe em 2015!

O estudo ocorreu entre 24 de novembro e 5 de dezembro, com 7.451 jovens entre 15 e 26 anos. Dentre as quatro opções de repostas, uma apontou para a personalidade mais rejeitada pelos novos talentos. Com 57,01% dos votos, a alternativa: “Um líder distante e quase nunca presente” liderou o ranking.

Para Yolanda Brandão, coordenadora de treinamentos externos do Nube, esse resultado contraria o senso comum referente a juventude não prezar por relacionamentos próximos e de qualidade, devido ao advento da Internet e sobretudo das redes sociais. “Pelo contrário, eles anseiam contato com líderes e colegas de trabalho e até mesmo, em certos casos, desejam criar laços de amizade”, explica.

Na sequência “Um gestor não reconhecedor das suas conquistas” ficou com 20,52%. Para a especialista, a geração Y foi acostumada a receber elogios dos pais e professores, por isso, expor um bom trabalho, ou uma mudança de comportamento é fundamental.  

Em terceiro lugar, “Proibitivo e tradicionalista” obteve 17,32%, enquanto  “Um pouco imparcial” somou 5,14%. Segundo Yolanda, o jovem anseia por liberdade de ação no trabalho, transparência e menos rigidez nas regras estabelecidas pela empresa, mas limites sempre vão existir. Por isso, a melhor saída é deixar as normas bem claras e ser sincero quanto ao porque delas existirem.

Para facilitar, os recrutadores do Nube listam alguns passos para ser respeitado e querido pelo time:

- Oferecer oportunidades de formação continuada;
- Dar feedback frequente;
- Equilibrar direção e liberdade de ação: o colaborador precisa de apoio do seu superior, mas é importante dar independência a ele. Quando não é possível, devido a maturidade, ponto de desenvolvimento, ou mesmo pela complexidade do projeto, seja franco e apresente com respeito as razões.

Já para conviver com um líder, cujas atitudes não agradam, a dica é uma autoanálise. “Faça as seguintes perguntas: Por que ele não me cativa? O que nele me incomoda? Não gosto dele ou não me identifico com o modelo de gestão adotado pela empresa?”, explica Yolanda, reforçando a importância da paciência. “Nem sempre a melhor alternativa é trocar de emprego. Entender a personalidade e as razões para o gerente agir de certa forma é essencial para um bom relacionamento. Fora isso, uma conversa franca e respeitosa pode ajudar a superar muitas diferenças”, conclui.

Serviço: pesquisa do Nube revela os piores perfis de líderes

Fonte: Yolanda Brandão, coordenadora de treinamento externo do Nube ou Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube.
 
Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 6.800 mil empresas clientes, 13,5 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 550 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 10 milhões de ligações, enviados 3 milhões de SMS e encaminhados 700 mil candidatos. O banco de dados conta com 3,6 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente.
 
Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo noFacebook para publicação das vagas. O Nube também está presente nas principais redessociais Twitter, Google+, Linkedin, Foursquare e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe