Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ser-lider-e-saber-motivar

Ser líder é saber motivar?  

Notícia | 05/09/2017

 Toda empresa deve ter, entre seus principais objetivos, o de promover uma sintonia plena entre os líderes e liderados, caso tenha interesse em alcançar o sucesso constante - ou seja, a curto, médio e longo prazo. Justamente para mapear quais são as características mais importantes de um bom gestor, pelo olhar dos jovens, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios perguntou: o que é ser um líder? A pesquisa foi feita na segunda quinzena de agosto, com 16.950 participantes, na faixa etária de 15 a 26 anos. O resultado apresenta uma nova tendência para os cargos de chefia do atual mercado de trabalho.
 
Historicamente, as relações profissionais em nosso país são pautadas em proximidade e envolvem, em muitos aspectos, o aprofundamento de questões pessoais, para fortalecer vínculos. Porém, se em outras épocas predominava o tom mais sério e focado nos aspectos técnicos, na maior parte do tempo, a juventude parece agora ter revisto suas prioridades. Na primeira colocação do estudo e com ampla margem de frente (68% ou 11.481 votos), a opção “Saber motivar sua equipe” é a vencedora entre os atributos mais importantes de quem comanda, aos olhos dos “comandados”. De acordo com o analista de treinamento do Nube, Marcelo Cunha, essa realidade não é difícil de ser observada, a partir do atual cenário corporativo. "Se o estagiário não se sente bem em determinado espaço, ele rapidamente buscará outro ambiente. Logo, a felicidade individual é cada vez mais imediata e se tornou prioridade para os recém´chegados no universo do trabalho”. Nessa linha, Cunha enfatiza: “portanto, na visão da geração Y e Z, um bom chefe será aquele capaz de contagiar a todos com desafios e atividades promissoras”.
 
Na sequência, em segundo lugar, ficou a alternativa “Tomar as melhores decisões” com 14,5% (2.468). “Ter o tato certo em sua postura, interligando ‘razão’ e ‘emoção’ nas suas orientações, é uma mescla sábia para o líder ter a confiança plena de seus funcionários. Apenas cuidar do motivacional, sem apresentar conduções certeiras fará a equipe se perguntar: estamos diante de um animador de torcidas ou de alguém com potencial de desenvolver o negócio? Portanto, é preciso ter essa medida certa e clara para todos”, analisa o analista de treinamento do Nube.
 
Para Cunha, o primordial é o administrador ter equilíbrio entre a expectativa do seu colaborador e os objetivos da empresa, para ambas as partes estarem alinhadas, satisfeitas e em harmonia. “Os novos talentos da Geração Y possuem uma outra dimensão de tempo e espaço e esses jovens entrantes no mercado buscam efetivamente uma rápida ascensão e conforto no ambiente profissional. Essa velocidade, consequentemente, traz a necessidade do gestor pontuar qual é a estrutura do plano de carreira, para evitar ansiedades ou frustrações e deixar claro o fato de o mercado ter um ritmo não tão imediatista na caminhada rumo ao topo”.
 
Em terceiro lugar, “Ter paciência para lidar com as pessoas” angariou 1.599 votos (9,5%). Segundo Cunha, um dos segredos do chefe é primar por um bom diálogo, no qual o “capitão” opta por mostrar não só os erros, mas também os acertos de quem é iniciante, pois assim haverá reais desafios e, sobretudo, alegria no cumprimento de cada missão. “Quando as pessoas se deparam com uma gestão capaz de imprimir bons conceitos e fazer seu staff acreditar em algo além das atividades diárias, elas passam a se sentir importantes e acreditam em seu potencial. Dessa forma, enxergam sentido no trabalho desenvolvido, agregando valor ao negócio e surpreendendo a cada dia com os benefícios trazidos para a organização”.
 
Na última colocação, “Ser ágil na resolução de problemas” obteve a preferência de 1.402 consultados (8%). “Velocidade de fato não é tudo, pois a pressa é inimiga da perfeição. Um gestor deve estar sempre atento e disposto a ajudar, criando uma conexão emocional entre o time e a empresa. Não se trata apenas de ter bons produtos ou serviços e atender de forma decente e ágil. Se comunicar da maneira correta é o X da questão e, para isso, é preciso ter tranquilidade e um bom trato em relação a cada integrante da equipe.
 
Serviço: Pesquisa feita com mais de 16 mil jovens, em todo o país, revela as características mais importantes de um líder.
 
Sugestão de fonte: Marcelo Cunha, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube.


Sobre o Nube
 
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 7.200 empresas clientes, 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 650 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 10 milhões de ligações, enviados 3 milhões de SMS e encaminhados 700 mil candidatos. O banco de dados conta com 4,2 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente.

Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas. O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete