Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
jovens-brasileiros-nao-planejam-aposentadoria

Jovens brasileiros não planejam aposentadoria 

Notícia | 08/09/2014

Constantemente, notam-se dificuldades enfrentadas por colaboradores em fase de aposentadoria. Mesmo após trabalhar por décadas a fio, eles se veem obrigados a permanecerem ativos no mercado de trabalho para manter o padrão de vida e a situação torna-se cada vez mais desmotivadora. Pensando nesse tema, o Nube realizou uma pesquisa entre os dias 18 e 29 de agosto de 2014, com a questão: “Com quantos anos você pretende se aposentar?”. O resultado foi surpreendente!

Dentre os 11.165 participantes, 46,53% votou na opção “Ainda é cedo para pensar sobre isso”. Ou seja, 5.195 pessoas não se preocupam com o futuro financeiro. “Essa é uma característica forte na geração atual, pois vivem muito o presente, sem pensar no amanhã”, analisa Skarlett Oliveira, analista de treinamento do Nube. “São desapegados, pois para eles, a globalização é algo natural, diferente das gerações anteriores”.

A aposentadoria é uma conquista com investimento cotidiano, é uma poupança acumulada ao longo da vida. “Contudo, os rendimentos recebidos no futuro terão um teto limite, podendo ser muito inferiores aos valores recebidos enquanto ainda se trabalha”, explica Skarlett.

No levantamento do Nube, a opção “Entre meus 50 e 59 anos”, teve 22,92% dos cliques (2.559). Contudo, “considerar essa hipótese quando chegar aos cinquenta é tarde. O ideal é refletir sobre a quantidade mensal a ser aplicada, pois quanto antes começar, melhor”, avalia Skarlett. “Destinar alguns anos da vida apenas para investir na previdência privada pode acarretar na perda de preciosos momentos de lazer, pois um planejamento a longo prazo resolveria os problemas”, esclarece.

Em terceiro lugar, ficaram 1.779 pessoas, com a opção “Mais de 60 anos”, totalizando 15,93%. Segundo a especialista, “apesar de ter tomado a terceira posição, esse tópico se assemelha muito ao primeiro. É como se quisessem procrastinar essa atitude e viver mais em função do proporcionado pelo momento atual”.

Por último, ficou quem não larga mão de produzir: “Não pretendo parar de trabalhar” ganhou 14.62% das atenções e recebeu 1.632 votos. “Quando essas leis foram criadas, a expectativa de vida era mais curta e isso mudou muito hoje. Atualmente, se fala em desacelerar a vida profissional ao chegar na terceira idade e não parar. Todavia, isso depende do perfil de cada um e muitas informações sobre o tema podem ser obtidas no Blog da Previdência Social”, sugere a Skarlett.

Os dados são consonantes com um estudo realizado pelo HSBC, em 2013, quando 64%, dentre os 15 mil respondentes, revelaram nunca pouparem para a aposentadoria. “Normalmente, quem possui esse pensamento não foca em planejamento e com o tempo, isso pode virar um problema”, finaliza a especialista.

Serviço: Pesquisa releva falta de preparo dos jovens com relação à educação financeira
Sugestão de fonte: Skarlett Oliveira, analista de treinamento do Nube
 

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 6.800 mil empresas clientes, 13,5 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 550 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte lega e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 10 milhões de ligações, enviados 3 milhões de SMS e encaminhados 700 mil candidatos. O banco de dados conta com 3,6 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente.
 
Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas. O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin, Foursquare e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete