Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
hiperconectividade

Hiperconectividade 

Notícia | 20/12/2010

Gabriela Vasconcelos

Quantas horas do seu dia você passa na Internet? Fica sempre conectado via celular ou carrega seu netbook por todo lugar para acessar seus sites favoritos? Cuidado! Esse excesso pode trazer diversos problemas para a sua vida. E o pior: isso pode se tornar um vício.

Quem fica muito tempo on-line acaba deixando amigos e familiares de lado. Distúrbios no sono também começam a aparecer. Há uma sensação de euforia quando se está na frente do computador ou teclando no celular. A partir daí, a compulsão começa a se refletir no corpo: dores de cabeça, nas costas e articulações e ganho de peso.

Nos Estados Unidos já existem instituições dedicadas aos viciados, oferecendo terapias e palestras de conscientização. Aqui no Brasil, ainda não existem estudos mais aprofundados sobre o assunto, mas os hiperconectados são muitos.

Segundo psicólogos, as pessoas se conectam à tecnologia de forma ilimitada porque ela é uma ferramenta para fugir do mundo real.  Nos momentos de solidão, seja no carro, em casa ou nos transportes coletivos, somos obrigados a pensar em nós mesmos e nas questões pessoais. Porém, postar em blogs, mandar e-mails, torpedos ou ficar nas redes sociais evita essas reflexões.

"Quem tem dificuldade para lidar consigo mesmo pode usar essa muleta tecnológica e criar um vício. Atualmente é impossível viver totalmente desconectado, mas o excesso diário é ruim", explica Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube.

A tendência de ficar on-line 24 horas por dia pode afetar o trabalho e os estudos, pois a concentração fica prejudicada. Veja algumas sugestões para se prevenir, tiradas do livro The 4-hour workweek, do autor Tim Ferriss:

- Deixar o celular em casa pelo menos uma vez por semana;

- Organizar uma lista de coisas a não fazer, por exemplo, checar o e-mail logo ao acordar;

- Evitar ferramentas potencialmente viciantes, como RSS feeders;

- Pedir a alguém para ajudá-lo no processo, tornando as coisas mais fáceis.

Siga essas dicas e conecte-se de forma consciente.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e, agora também, no Facebook.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete