Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
seu-curriculo-diz-apenas-a-verdade

Seu currículo diz apenas a verdade? 

Notícia | 19/07/2010

Você está procurando um estágio e decidiu incrementar seu currículo. Ao invés de procurar cursos e treinamentos, optou por inventá-los? Pois começou errado. A prática da mentira é muito comum e até um projeto de lei está tramitando na Câmara dos Deputados para torná-la crime sujeito a detenção.

Segundo a Kroll, empresa na área de consultoria em gerenciamento de risco, 40% dos currículos trazem informações inverídicas. “As empresas estão mais cuidadosas na verificação, testando conhecimentos e pedindo referências para confirmar os dados”, explica Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube.

Veja agora as cinco inverdade mais utilizadas por candidatos e descobertas pelas empresas:

Idiomas – essa é popular e fácil de ser identificada. A maioria das empresas faz testes escritos ou orais para checar o nível de compreensão da língua. Muitos até possuem o certificado, mas sem a utilização perdem a fluência. Se achar mais adequado, coloque separadamente as habilidades de fala, escrita e leitura.

Formação – nunca coloque como completa quando foi trancada ou não finalizada. Também não é indicado inventar cursos complementares para justificar conhecimentos adquiridos de forma autodidata. Fale sobre suas competências e como aprendeu. Você pode ser cobrado por um diploma e sua mentira será desmascarada.

Tempo de experiência – não é porque a vaga dos seus sonhos pede cinco anos que você vai colocar essa informação para ser chamado para o processo seletivo. Caso tenha ficado um ou dois meses na empresa, pense se é viável ter esse dado no currículo.

Motivo de saída da empresa – algumas pessoas ainda colocam essa informação desnecessária e, além disso, mentem. Realmente demissões não costumam ser bem vistas. Se perguntarem o motivo, não invente extinção do setor ou crise. Uma frase ética é: “Não estava sendo bom para mim nem para a empresa, por isso concordamos em rescindir nosso contrato”.

Responsabilidades – no campo “Qualificações”, coloque apenas aquilo que você é. Responsável, pontual, organizado e pró ativo? Escolha até quatro qualidades e saiba como justificá-las em uma possível entrevista. Não conseguir explicar suas competências comprova sua informação errada e, com certeza, tira suas chances de conseguir a vaga.

Lembre-se: mesmo uma mentira inocente pode ferir a sua credibilidade na empresa. Para evitar constrangimentos, fale sempre a verdade. Assim, sua carreira será preservada. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.



Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete