Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
se-beber-tome-cuidado

Se beber... tome cuidado! 

Notícia | 10/11/2009

Você vai para uma balada ou uma reunião com amigos e decide pedir uma bebida alcoólica. Até aí, nada de muito grave. Porém, a quantidade ingerida pode trazer vários problemas como danos ao cérebro e convívio em sociedade. Por isso, o projeto “Este Jovem Brasileiro”, desenvolvido pelo Portal Educacional, fez um estudo para entender o comportamento dos adolescentes.

A pesquisa teve a participação de 11.846 alunos de 13 a 18 anos de 96 escolas particulares de várias cidades do Brasil. Eles responderam um questionário on-line anonimamente. O projeto, coordenado pelo médico psiquiatra Jairo Bouer, teve como objetivo estimular ações educativas para ajudar a minimizar comportamentos de risco.

Cigarro, maconha e outras drogas estão associados a um padrão de consumo mais frequente e pesado de álcool. Alguns dados aparecem como fatores de proteção: ter uma relação boa ou ótima dentro de casa, ter pai e mãe não alcoólatras, seguir uma religião e praticar uma atividade física.

De acordo com Jairo Bouer “O jovem precisa entender os riscos e impactos do consumo abusivo de álcool e aprender a se relacionar com a bebida de uma forma mais saudável”. Os números mostram a realidade: 37% dos jovens pesquisados começaram a beber antes dos 13 anos. A partir dos 14, 30% iniciam o vício. Os meninos consomem mais doses por vez e “tomam porres” com maior frequência.

Ao ingerir grandes quantidades durante o final de semana, feriados ou férias e depois parar subitamente, pode-se ter a Síndrome de Abstinência Alcoólica. Os sintomas incluem tremores, insônia, ansiedade, entre outros. Eles podem atrapalhar seus estudos e sua carreira. Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube, salienta que a saúde mental e física são aspectos essenciais para bons níveis de desempenho profissional e acadêmico.

“O jovem pode e deve usar sua liberdade, porém com equilíbrio. Isso o ajudará a garantir a continuidade de sua carreira e aproveitar o melhor cada situação proporcionada, seja um coquetel da empresa ou mesmo uma viagem de final de semana com os colegas”, explica Carmen. O Nube deu a dica. Agora é só utilizar o bom senso e a inteligência!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete