Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
volta-a-procura-por-estagiarios

Volta a procura por estagiários 

Notícia | 21/02/2009

Nova lei, em vigor desde setembro, travou o mercado, mas empresas retomam contratações

As dúvidas em relação à lei que regulamenta a contratação de estagiários, aprovada em setembro do ano passado, travou a procura pelo programa por parte das empresas. As vagas para estagiários chegaram a cair 61% de agosto a dezembro principalmente pelo desencontro de informações. O número de empregos para estudantes caiu de 8 mil em agosto para 3.120 em dezembro no Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube).

A oferta de vagas só voltou a crescer em janeiro, após o governo federal ter lançado uma cartilha explicativa sobre a nova lei. No entanto, as vagas ainda estão 58,25% abaixo das existentes em agosto do ano passado, mês que antecedeu a mudança no programa para estudantes.

Segundo o presidente do Núcleo, Carlos Henrique Mencaci, houve um apagão de estágio após a lei. “Com a falta de informação, as empresas resolveram não contratar. De setembro a outubro, a queda de vagas foi de 40%”, diz. “ Além disso, a lei deixou os programas de estágio menos atrativos para quem emprega”, completa.

A avaliação no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é que o período de outubro a dezembro de 2008 foi de adaptação à lei, mas desde o início do ano o movimento de contratações “indica a tendência de retorno à normalidade”. Foram 32 mil contratos assinados no mês passado.

Já para a consultora da empresa de recursos humanos Mercer, Ana Paula Henriques, as contratações só devem retornar a normalidade no final deste trimestre. “Acredito que só em março as contratações devam voltar ao normal, porque além da lei, ainda temos a crise.”

Pesquisa
A lei que regulamenta os estágios no País não foi bem recebida por 52% dos contratantes, aponta pesquisa da Mercer. Mais da metade das empresas acredita que a lei, em vez de beneficiar, prejudica o estagiário.

A consultora afirma que a maior reclamação das empresas é a diminuição da carga horária, de oito para seis horas diárias. “O contratante afirma que, com a redução, o estagiário deixa de participar de todas as atividades, o que o prejudica a experiência a ser adquirida. E isso pesa no valor da bolsa, que deve diminuir conforme a jornada”, explica Ana Paula. Porém, ela vê a redução da carga horária como uma vantagem para o estudante. “Poucas falaram do ganho de tempo para os estudos. Mas a lei é muito boa nesse sentido para o estagiário”, afirma.

Outra reclamação do empregador é o aumento de custos com a obrigação de conceder benefícios como vale-transporte e férias remuneradas. Ana Paula admite que há dificuldades como no caso do transporte fretado. “Para algumas empresas, o horário do transporte dos funcionários não será o mesmo dos estagiários e colocar um veículo extra elevará os custos”, diz a consultora.

A pesquisa mostrou também que 39% das empresas consideraram positivas as mudanças e um dos principais pontos é a obrigatoriedade de apresentar uma avaliação periódica do contratado.

O estudante de gestão de pequenas empresas, Carlos Natan Teixeira Trindade, de 17 anos, está em seu segundo estágio. O atual ele conseguiu em dezembro do ano passado em um empresa de tecnologia em telecomunicações, a Total IP, e percebeu grandes mudanças nos contratos do antigo e do atual estágio.

“A redução da carga horária tem ajudado bastante nos dias em que preciso me dedicar aos estudos. As férias remuneradas também serão importantes em período de prova”, afirma. “O valor da bolsa também ficou menor, mas os benefícios agora são obrigatórios”, conta.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete