o-portugues-preocupa

O português preocupa

Notícia | 19/04/2012

Ter intimidade com a primeira língua – o português, é indispensável no caminho rumo ao mercado de trabalho. Você domina a língua portuguesa? Se a resposta for negativa, já estará um grande passo atrás de outros candidatos. Uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube, com 6716 estudantes, mostra uma realidade preocupante. Leia na matéria.

Lidar com a falta de mão-de-obra qualificada vem sendo o desafio das empresas, independentemente do porte. Já para os estudantes, o foco é conseguir apresentar conhecimento e boa desenvoltura em entrevistas. Mas os resultados não tem correspondido ao esperado pelo mercado. Na área de Jornalismo, por exemplo, cerca de 49,45% dos jovens cometem erros acima do limite aceitável em testes ortográficos. Alunos de Pedagogia chegam a 50% e de Matemática a até 66,66%. Nos seguimentos das Artes e Design, o índice alcança 70,59%. No caminho contrário, mas bem sucedido, 74,48% dos estudantes de Engenharias e 82,75% de Direito têm êxito.

“Com o advento do Intercâmbio e a consequente busca por aprendizado no exterior, além da escrita tipicamente sintetizada e informal da Internet, o jovem ganha obstáculos no aprimoramento da língua nacional”, observa a analista de RH do Nube, Naiara Rojas. Porém, não é difícil andar nos trilhos rumo à conquista da vaga ideal. “Com uma pequena dose de leitura diária, o estudante se mantém apto a falar em público e expressar bem suas ideias”, garante Naiara. E ainda completa: “há muitas opções de cursos rápidos e gratuitos na própria web”.

Para aumentar as suas chances em processo seletivos, aproveite o teste ortográfico do Nube. Com a ferramenta, você exercitará o seu português e terá um “algo a mais” na busca pela vaga certa para o seu perfil. Dica: Refaça a prova de seis em seis meses, para manter seu cadastro sempre atualizado.

Agora reflita: já leu algum livro este ano? Se não, corra, há diversas vagas abertas para quem é bom na nossa língua!

Sucesso em sua carreira! O Nube torce por você.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!