reforma-ortografica-voce-ja-se-habituou-as-mudancas

Reforma Ortográfica: você já se habituou às mudanças?

Notícia | 02/03/2011

A língua portuguesa ainda é o grande diferencial para se conquistar a vaga desejada no mercado de trabalho. As empresas prezam pela boa gramática e comunicação, pois seus colaboradores serão o seu cartão de visitas. Contudo, encontrar um candidato qualificado ainda é um problema para a maioria das corporações e com o Novo Acordo Ortográfico, a tendência é piorar.

O português representa um grave problema em nosso país. De acordo com pesquisas do IBGE, na população acima de 15 anos, existem 14,2 milhões de analfabetos e 32,1 milhões são analfabetos funcionais. A necessidade de avaliar a escrita dos candidatos em uma entrevista é essencial. Por isso, o Nube realiza, um teste ortográfico com 30 palavras de uso cotidiano, mas o resultado deixa a desejar. Em um exame feito com 8.320 estudantes, 48% foram reprovados. Ou seja, erraram mais de seis palavras.

"Se a pessoa não domina nem o seu próprio idioma, dificilmente irá se destacar dentro de uma organização. Também não adianta querer falar inglês ou espanhol, sem ter plena sabedoria sobre seu linguajar", afirma a Gerente de Treinamento, Carmen Alonso.

Desde 2009, entrou em vigor para a imprensa, instituições de ensino e documentos oficiais, novas regras de nossa ortografia. E em 2013, ou seja, em menos de dois anos, o uso será obrigatório para todos.

Em um teste feito nas ruas de São Paulo, para a TV Nube, com mais de 80 pessoas, ninguém conseguiu atingir o máximo de três acertos.