prepare-se-para-o-mundo-animal

Prepare-se para o mundo animal

Notícia | 29/09/2008

Se desde criança você se preocupa com a saúde e bem-estar dos animais, quem sabe não leva jeito para atuar na Medicina Veterinária? Aliás, o mercado do Brasil é considerado o segundo maior do mundo, boa aposta para uma carreira, não acha?

Porém, não se deve entrar nesse ramo pensando apenas em ganhar dinheiro, nem pelo simples fato de ser apaixonado pelos bichos. O candidato precisa ter as características certas para atuar nesse setor. “É necessária muita disposição para estudar sempre e estar preparado para um dia-a-dia nada rotineiro”, conta Daniella Godoi, residente do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina.

A paixão por esse reino e a vontade de fazer algo maior por eles fez a veterinária optar pelo curso. Para corresponder às expectativas do mercado, após se formar, Daniella foi para o Canadá e os Estados Unidos fazer um aperfeiçoamento. “A nova tendência é o profissional especializado, não mais o clínico geral”, explica.

Outro atrativo é a diversidade nas áreas de atuação. Alguns setores estão com déficit de empregados. A função do veterinário não se restringe ao atendimento dos ‘pacientes’ em clínicas e hospitais. É possível trabalhar com inspeção de produtos de origem animal, pesquisa para prevenir e erradicar doenças e proteção de espécies silvestres e em extinção. Existe até tratamento de acupuntura e terapias alternativas.

Foi-se o tempo quando o bichinho de estimação era supérfluo. Hoje, inclusive nas classes mais baixas, os donos procuram qualidade em produtos e tratamentos para seus pets. Às vezes, os mascotes chegam a ser considerados membros da família.

Por isso, mergulhe nesse mundo só quando tiver a certeza de estar pronto para encarar grandes responsabilidades na profissão. O NubeNews deu as dicas, agora é com você!