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A comunicação nas empresas 

Notícia | 10/10/2017

Muito comuns no ambiente de trabalho, os problemas de comunicação entre as pessoas podem estar relacionados aos mais diversos fatores, como diferenças culturais, crenças, hábitos, graus de autoconhecimento, falta de tempo, omissão de informações e dificuldades de acesso dos colaboradores aos líderes e vice-versa.

Os ruídos podem interferir diretamente dentro do time, na organização, no processo de transmissão de informações e na capacidade dos gestores de criar um espaço de confiança. “A maneira como você se coloca no mundo é decisiva. Pode tanto levar ao reconhecimento de um trabalho bem feito, quanto ao contrário”, explica a coach no Rio de Janeiro, Kátia Campelo. Para ela, a construção do discurso é essencial em qualquer campo da vida.

O significado da comunicação pode ser diferente para cada pessoa. As palavras podem ter conotações distintas e isso cria os milagres e os traumas da expressão, o prazer e a dificuldade, a distância ou a aproximação. “Afinal, os seres humanos têm elementos em comum, mas também uma profunda diversidade e autonomia”, explica Eduardo Shinyashiki, mestre em neuropsicologia.

Muitas vezes, na dinâmica da troca de informações, não entendemos plenamente as motivações do destinatário e não conhecemos a sua capacidade de elaborar os dados recebidos. Para melhorar todo esse processo, é preciso uma nova sensibilidade estar presente no contexto empresarial. “É necessário atender às novas realidades e exigências dentro das organizações, as quais devem estar relacionadas ao fator humano e à valorização do potencial, dos relacionamentos interpessoais, do trabalho em equipe, do indivíduo como um todo e com as suas diversidades”, enfatiza Shinyashiki.

Todos esses cuidados terão como consequência uma atenção maior na comunicação interpessoal. Ela não é uma simples passagem de dados, mas uma troca de conhecimentos e emoções entre as pessoas envolvidas. “Deve-se criar uma vivência, a qual envolva elementos não mensuráveis, como a emoção, a empatia e a experiência pessoal”, assegura o especialista.

O diálogo nos empreendimentos é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso e fundamental para a solução de situações aparentemente insuperáveis.

E você, está fazendo sua parte?

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