sem-oportunidades

Sem oportunidades

Notícia | 14/12/2010

Você tem o sonho de ingressar em uma faculdade? Pensa em entrar em uma pública ou particular? Um estudo do Ibope Mídia/Target Group Index mostra: 37% dos jovens da classe C pretendem continuar os estudos após o ensino médio.

Essa é o grupo que mais cresce no Brasil e já representa praticamente 50% da população com renda entre R$ 600 e R$ 2.099, de acordo com a mesma pesquisa. E mais um dado interessante: menos pessoas desse nível social estão estudando atualmente.

Esse segmento é formado por indivíduos com ensino fundamental completo ou médio parcial. Segundo o Ibope, apenas 23% da chamada nova classe média fala outro idioma, mostrando a falta de investimento na própria educação.

De acordo com os últimos dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), do IBGE, 76,6% dos universitários brasileiros estão no ensino particular. Por isso, o estágio é tão importante para eles. A Associação Brasileira de Estágios – Abres, aponta: apenas 650 mil dos 5,08 milhões de estudantes do nível superior conseguem uma oportunidade.

Segundo o último Censo do MEC, 62,6% estudam no período noturno. Esse número mostra a necessidade dos brasileiros de trabalhar para poder estudar. “O estágio mantém o jovem brasileiro nas universidades, pois além de utilizar a bolsa-auxílio para pagar as mensalidades, se ele desistir do curso, perde sua oportunidade”, explica Rodrigo Neves, gerente do Nube Manaus.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e, agora também, no Facebook.