desemprego-e-maior-entre-jovens

Desemprego é maior entre jovens

Notícia | 22/07/2008

Nube

Conseguir uma colocação profissional é o desejo de diversos estudantes do ensino médio, técnico e superior. Eles são os que percebem na prática as grandes dificuldades para vencer a concorrência e conquistar uma oportunidade na carreira desejada. Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) realizada em 2008, o desemprego entre pessoas com 15 a 24 anos é 3,5 vezes maior se comparado aos indivíduos com idade a partir de 25.

Segundo os pesquisadores, a desocupação entre os jovens no Brasil foi uma das maiores entre dez países analisados, perdendo para a Itália (3,9), Suécia (3,8) e para o Reino Unido (3,6). O estudo foi realizado com base em 2005 e o resultado apresenta crescimento em relação aos anos anteriores. O índice de desocupação atual é de 19%, a maior entre os anos pesquisados: 18% (2000), 11% (1995), 7% (1990) e 6% (1985).

Levantamentos do Ipea ainda apontam que o recorde desse grupo ocorre porque a demissão tem um custo mais baixo para as empresas e, por terem pouca experiência, podem ser substituídos por outros colaboradores. Mas como ingressar na carreira com tantas dificuldades? O estágio pode ser um grande aliado para esse primeiro passo. “Ele é o maior instrumento de inserção do jovem no mercado de trabalho, pois contribui para auxiliar os novos talentos a custear seu curso e, principalmente, é a porta de entrada para uma nova carreira”, afirma o presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios, Seme Arone Junior.

Que tal começar a busca por uma oportunidade de estágio agora mesmo? O Nube News deu a dica, lembre-se que a chance ter sucesso só depende de você.