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O atual mercado de trabalho, com todas suas complicações e necessidades, demanda um setor de recursos humanos estratégico para vantagem competitiva. Nesse viés, é indispensável ter um acompanhamento junto ao desempenho interno, visando gerar impactos favoráveis aos resultados, com um alinhamento aos objetivos do negócio. Dessa maneira a atualização precisa ser constante se o objetivo é uma equipe inovadora.

Pedras no caminho para o RH atual

Uma das maiores dores das corporações atualmente se dá pela dificuldade de encontrar o profissional perfeito para as vagas ofertadas. Pensando nisso, para Camila Garcia, gerente de Relacionamento com Instituições de Ensino do Nube, o ideal é iniciar o processo com uma boa seleção, evitando se estender muito e trazendo mais objetividade, com foco nas competências necessárias.  “Aprenda a desenvolver talentos. Muitos ainda não estão prontos e você pode  identificar perfis a serem lapidados. Com paciência pode-se encontrar pessoas ótimas , trazendo resultados e engajamento”, indica.

Seguindo esse raciocínio, é interessante pensar em aperfeiçoar cada parte da equipe e também focar em quem já veste a camisa da marca, além de admitir  novas personalidades. “Invista em treinamentos, reuniões e mantenha os liderados sempre próximos. Seja aberto a ideias e novos projetos para utilizar bem todas as habilidades disponíveis”, complementa.

Outra grande pedra no caminho para o âmbito, segundo a especialista, é a comunicação com os candidatos, pois há um forte impasse de contato, devido ao excesso de propaganda e ligações recebidas diariamente. “Raramente estão abertos a dialogarem e receberem algum telefonema. Quando é algo importante acabam evitando”, explica. 

Todavia, essa barreira de comunicabilidade se estende ainda mais quando analisado o relacionamento com o mundo virtual. “Diálogo e autonomia, falando principalmente da Geração Z, são dois pontos difíceis, pois é uma galera criada pela Internet, onde tudo é facilmente encontrado, e o bate papo é mínimo. Desta forma, estando no meio empresarial, temos dificuldade de criar uma relação com eles e tudo tem de ser solicitado e explicado claramente, com pouca iniciativa”, acrescenta a especialista. 

 Pontos de atenção para um gerenciamento assertivo

Há, então, determinados tópicos a serem observados sobre o desempenho geral do campo. Logo, sete deles se destacam e precisam ser mantidos no radar para garantir uma atuação de excelência.

  • Custo total por funcionário: inclui salário pago, vale-refeição e/ou alimentação, vale-transporte e outros benefícios; encargos trabalhistas como FGTS, INSS, férias, 13º salário, etc; e manutenção do quadro de pessoal. Além disso, o custo do processo de contratação e afastamentos também devem ser levados em conta.
  • Turnover: essa rotatividade é uma das métricas mais importantes, pois mede a taxa de entrada e saída de funcionários em um determinado período. 
  • Absenteísmo: mede a taxa de faltas dos contratados. Um número alto pode ter impactos na produtividade e pode indicar problemas, como falta de motivação, saúde e bem-estar.
  • Clima Organizacional: analisa a percepção dos empregados sobre o local laboral e a cultura da instituição, refletindo na satisfação, motivação e o grau de engajamento. 
  • Engajamento: anda ao lado com a motivação e comprometimento do grupo, mensurável a partir de pesquisas internas com questionários sobre o nível de envolvimento, satisfação e percepções em relação à entidade. O monitoramento e o feedback do desempenho nas atividades também precisam fazer parte da rotina.
  • Reclamações trabalhistas: monitoramento sobre processos judiciais ou queixas de colaboradores permite identificar furos na gestão ou no cumprimento das leis.
  • Indicador de bem-estar: demonstrar cuidado e preocupação nesse sentido ajuda a criar um cenário positivo, aumentar a retenção de talentos, impulsionar a criatividade e inovação, melhorar a reputação e sustentar o desempenho.

Então, é crucial o negócio estar alinhado com os gestores para as ações acontecerem de maneira abrangente e os colaboradores realmente se sentirem beneficiados. “Para início de tudo, é extremamente importante a motivação, pois um líder engajado mantém o bem estar geral. Se as posições de poder não estiverem bem, será  difícil manter isso no restante. É necessário reforçar a relevância do descanso, criar estratégias focadas em saúde mental, não somente a teoria. Tenha momentos de descontração, reuniões, treinamentos práticos! Reconheça os esforços e garanta segurança emocional”, pontua Camila.

Por fim, para manter o pessoal animado e com brilho no olho, é essencial estarem sempre alinhados com o alto escalão do estabelecimento. “A cultura e objetivos do negócio devem estar de acordo com o pensamento dos colaboradores, desta forma gerará conexão com  ambos. Criar campanhas motivacionais e de reconhecimento, mostrando o quanto se conecta com seus esforços; garantir segurança emocional; e reforçar o papel do lazer e relaxamento, são tópicos significativos no processo”, finaliza a especialista.

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