Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Em meio às demandas da criação dos filhos na era digital, muitos pais se encontram em um dilema constante. Um dos maiores obstáculos enfrentados pela geração atual é o controle do uso de smartphones e o tempo iminente diante das telas. Frequentemente, surge o sentimento de culpa por passar longas horas distante do convívio familiar, levando alguns pais a compensar esse distanciamento permitindo que seus filhos utilizem os dispositivos eletrônicos sem restrições. Mas onde está o equilíbrio nessa relação?

O livro “Ah, se Graham Bell falasse!”, escrito por Viviane Viana e destinado aos pequenos leitores, oferece uma abordagem lúdica e envolvente sobre esse tema desafiador. Viana, mestra em Educação, baseou-se em sua dissertação sobre o papel das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem para trazer à tona, de forma bem-humorada, os excessos no uso das telas, especialmente dos smartphones.

É importante destacar que, na narrativa do livro, o celular não é retratado como o vilão da história. Ao invés disso, a obra ressalta a importância da moderação no uso dessa tecnologia. Embora seja essencial nos dias atuais, o excesso de tempo diante das telas já demonstradas acarreta problemas de saúde física, mental e até mesmo dependência. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) revelou que mais de 40% dos jovens brasileiros não conseguem passar um dia inteiro sem utilizar seus celulares.

Os desafios de comunicação entre pais e filhos, aliados ao sentimento de culpa por se dedicarem ao trabalho, são obstáculos que exigem enfrentamento e superação. Abordar o tema de forma leve, como sugerir a leitura deste livro e também dar o exemplo, reduzindo o próprio uso do celular, são estratégias eficazes para estabelecer uma relação mais equilibrada e saudável com as telas.

 

Compartilhe

Enquete