Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Conquistar uma posição no meio corporativo é um desafio para muitas pessoas. Isso porque, em geral, há um processo seletivo envolvido, com diversas etapas para testar as capacidades dos candidatos. Nesse sentido, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios realizou um levantamento em seu site, entre 6 e 17 de março, contando com a participação de 32.172 jovens de 15 a 29 anos, perguntando: “você tem medo de uma entrevista on-line?. Os resultados revelam uma tendência. 

Quase 60% dos participantes se sentem seguros durante uma entrevista on-line

Conforme a pesquisa, 57,01% – ou 18.342 respondentes – disseram confiar em seu próprio potencial e por isso não se sentiam inseguros durante essa fase. Para Rachel Silva Santos, analista de seleção do Nube, existem maneiras práticas de se ajeitar para esse momento e remediar qualquer questão. “Faça testes na Internet e equipamentos com antecedência. Evite interrupções ou atrasos durante a seletiva. Escolher um ambiente com boa iluminação, organizado e sem muitas distrações também é uma ótima ideia, pois isso impede uma imagem poluída”, comenta. 

Todavia, a segurança também precisa vir de uma excelente preparação. “Pesquise sobre a empresa contratante e o cargo do seu interesse”, recomenda a selecionadora do Nube. Assim, você tem a real certeza de querer aquilo e também consegue se identificar com a missão, visão e valores da corporação. Dessa forma, ao conquistar a oportunidade, estará totalmente alinhado com as necessidades da ocupação.

Uma boa dica é: veja essa etapa como uma conversa, não fique tão tenso

Para 18,83%, ou seja 6.057 participantes, é melhor encarar como algo descontraído, tal qual uma chamada de vídeo com os amigos. Essa também é uma boa estratégia, pois tira o peso de ser uma ligação séria e com seu futuro à mesa. Para Rachel, existem alguns motivos para um indivíduo apresentar receio nesse instante“É comum esse sentimento se manifestar diante do desconhecido. No caso de uma entrevista, embora seja possível imaginar as perguntas e encontrar diversas dicas favoráveis no mundo digital, você não conhece o recrutador e não sabe como será exatamente o roteiro”, pontua. 

Essa tática, inclusive, está muito vinculada ao autoconhecimento, pois é uma forma de tornar a situação mais leve. “Praticar esse aspecto deixa a memória preparada. Lembrar-se, com antecedência, de circunstâncias nas quais você se sentiu desafiado ou de solucionar algum problema pode te colocar passos à frente”, comenta Rachel. 

Para alguns participantes, seu nervosismo depende das qualidades da vaga 

Segundo 10,41%, ou 3.350 das respostas, depende muito, principalmente se envolver uma posição empresarial de sucesso com melhor remuneração, assim, a tensão aumenta. Isso porque muitos candidatos vislumbram seu amanhã amparado na possibilidade de elevar a vida financeira, já imaginam a aquisição de dispositivos tecnológicos para auxiliar no cargo, pensam em aprimorar as compras do mês, entre outras perspectivas. 

Saber se comportar e apresentar sua melhor imagem durante a entrevista é essencial 

De acordo com a especialista, é possível listar algumas indicações imprescindíveis para o diálogo ir por um bom caminho, essencialmente quando se trata de gesticulação. “As mãos não precisam ficar completamente paradas, os gestos são bem-vindos, caso acrescente expressividade à sua fala. Apenas se atente para não exceder, pois isso pode tirar a atenção do recrutador e transmitir uma imagem de afobação”, explica Rachel. Essa, inclusive, é uma hesitação de 8,31% ou 2.674 das participações. 

Para 5,44% ou 1.749 dos entrevistados, o medo reside no outfit. Isso porque é fundamental  focar na escolha das peças para apresentar sua melhor versão. “A vestimenta é uma forma muito importante de comunicação do seu perfil pessoal. Afinal, ela atua, mesmo indiretamente, na construção das primeiras impressões. Por isso, evite exageros, utilize roupas de cores suaves, bem passadas e limpas, no tamanho adequado, troque aquelas demasiadamente informais, como regatas ou estampas”, recomenda a selecionadora do Nube.

Quais as dicas para quem quer ser destaque durante uma entrevista on-line?

Para ajudar quem pleiteia uma oportunidade e quer ser destaque durante a entrevista on-line, Rachel separou algumas dicas valiosas. “Deixe o celular desligado ou no mudo para evitar distrações, procure silenciar a mente para ouvir apenas o seu recrutador, espere ele terminar o discurso antes de encaixar o seu e, em caso de dúvida, com educação, peça para ele repetir a pergunta”, afirma. Essas são indicações preciosas para o momento da ação. 

Contudo, existe uma preparação bem antes de chegar nessa etapa da seletiva. É crucial pesquisar e estar por dentro das novidades do empreendimento pretendido. “Conheça bem a vaga, estude cada característica proposta, qual o nível de qualificação, ferramentas e habilidades necessárias. Para se sentir mais seguro, treine as respostas mais comuns, descubra como evidenciar suas capacidades e experiências, tanto profissionais quanto acadêmicas. Fale em voz alta e exercite bastante, pois assim se tornará uma situação familiar”, finaliza Rachel. 

Fonte: Rachel Silva Santos, selecionadora do Nube. 

Serviço: A maioria dos jovens não tem medo de entrevistas on-line. 

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 15 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,2 milhão de estagiários e 50 mil aprendizes no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,9 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedinVimeo YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br/

Compartilhe

Enquete