Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O estágio é uma porta de entrada para que o estudante do curso de Administração seja visto pelo mercado antes mesmo da conclusão do curso. Esse é o primeiro contato com o mercado de trabalho e com a profissão e o momento de colocar em prática tudo que está sendo visto em sala de aula e de conhecer como é o dia a dia na área.

O profissional formado no curso de Administração vai ser capaz de efetuar ações mais estratégicas para a organização, otimizando operações, diminuindo possíveis riscos e evitando desperdícios.

Neste artigo vamos descobrir como funciona e como encontrar vagas para o estágio em Administração. Acompanhe!

Como funciona o estágio em Administração?

estágio é a oportunidade para entrar em contato com as funções da profissão escolhida. Essa experiência desenvolve a maturidade e enriquece a bagagem profissional e pessoal, por permitir aos estudantes a vivência na prática do que é aprendido em sala de aula.

A atividade é regulamentada pela Lei 11.788, de 2008, e exigida em alguns cursos como requisito obrigatório para a conclusão da graduação.

Os processos seletivos para estágio em Administração podem ocorrer de duas formas: por meio de contratação, a partir de sites de vagas de emprego, ou por meio de programas de estágio voltados para estudantes, divulgados nas universidades e que, muitas vezes, também contam com parcerias com a faculdade. As vagas podem ser muito disputadas, já que é necessário passar por uma série de etapas.

Atualmente, a Lei do Estágio garante muitos direitos ao estudante, que deve ter uma jornada de, no máximo, seis horas de trabalho, para que não entre em conflito com o horário da aula. Além disso, a lei garante que o estagiário tenha direito a benefícios como vale-transporte, vale-alimentação e férias.

Estágio técnico em Administração

O estagiário técnico em Administração presta apoio nas áreas de Recursos Humanos, Administrativa, Financeira, Comercial, Marketing e Logística. Realiza estudos, catalogação e codificação de materiais, além de auxiliar na criação de métodos de pesquisa.

Também colabora para o planejamento, controle da produção e análise de custo, além de participar do planejamento de orçamentos e compras.

Estágio obrigatório em Administração

O estágio em Administração pode ser obrigatório ou não, isso vai depender da instituição de ensino. Ambos podem ser remunerados ou não, dependendo das possibilidades oferecidas pelas empresas.

O estágio obrigatório em Administração é quando a instituição de ensino decide que o estágio faz parte da grade curricular do curso, então o aluno é obrigado a fazer a atividade em algum momento da sua graduação. Já o estágio não obrigatório é quando a atividade não faz parte da quantidade de horas necessárias para a conclusão do curso, e fica a critério do estudante decidir se vai ou não realizar um estágio para complementar sua formação.

Estágio supervisionado em Administração

O estágio supervisionado obrigatório está na matriz curricular e faz parte da carga horária do curso. Ao final das atividades enquanto estagiário, o aluno deve realizar um relatório final para a faculdade.

Nesse caso, pode haver algum tipo de remuneração ou não, depende da relação trabalhista acordada com a empresa ou da instituição de ensino que concede o estágio.

Qual o salário de um estagiário em Administração?

O período ideal para procurar um estágio na área de Administração é a partir do terceiro semestre, momento em que o universitário começa a ter contato com as disciplinas específicas do curso, como Logística, Finanças, Marketing, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos, entre outras.

De acordo com o Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), o valor médio de bolsa-auxílio para o estagiário de Administração é R$ 742,00.

Onde fazer estágio em Administração?

As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Administração, estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação), preveem que os estudantes cumpram o mínimo de 300 horas de estágio, organizadas de acordo com as normas definidas pela instituição de ensino.

As principais áreas de atuação para estagiários de Administração são:

  • Auditoria e Qualidade;
  • Comércio exterior;
  • Controladoria e Finanças;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Planejamento Estratégico;
  • Recursos Humanos.

Como conseguir vaga para estágio em Administração?

O estagiário de Administração é responsável por auxiliar as atividades operacionais do setor, como separar documentos, conferir relatórios, preparar informações para atualização de banco de dados dos clientes, auxiliar na verificação de contratos e planejar a comunicação com o cliente.

Separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo da busca por uma vaga de estágio. Confira!

Crie um bom currículo

O currículo é o primeiro contato que você terá com o recrutador. Pensar com todo o cuidado e preparar com atenção é primordial para que você consiga causar uma boa primeira impressão.

Entender como elaborar um bom currículo é essencial para sair na frente. Além disso, manter o currículo atualizado é fundamental para conseguir se destacar no processo seletivo de estágio na área da Administração. Mencione novos cursos, experiências anteriores e habilidades específicas.

Procure em sites de vagas de emprego

Os sites podem ser uma boa ferramenta na hora de procurar uma vaga de estágio. Busque aplicativos e sites que o mantenha atualizado sobre propostas na área da Administração. Entre eles, estão: Vagas.com, InfoJobs, Indeed e Catho.

Veja as vagas divulgadas no curso ou na faculdade

Diversas universidades possuem setores e portais onde divulgam as vagas de estágio e emprego.

Procure saber com a coordenação da sua universidade se existe essa facilidade e engaje nas oportunidades. Caso não exista, instigue sua coordenação a criar e ajudar futuras gerações de estudantes a encontrarem a opção que mais se encaixe no perfil deles.

Frequente eventos da área

Uma excelente chance para que você consiga oportunidades de estágio em Administração é frequentando eventos da área, como: congressos, palestras, workshops etc. Aumentar seu ciclo de network é essencial para conseguir atrair boas oportunidades de crescimento profissional.

Agora que você já sabe onde encontrar e como se destacar nas oportunidades de estágio em Administração, vamos ficar daqui torcendo para que você encontre a vaga ideal e obtenha sucesso e destaque aonde chegar!

Compartilhe

Enquete