Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

ais do que o período de confraternização e encerramento do ano, o mês de dezembro é um dos melhores momentos para os estudantes que estão em busca de um estágio. Assim como no mês de julho, dezembro costuma ser marcado pela oferta de um grande volume de vagas de estágio, tanto em organizações públicas, quanto privadas. Cabe ao candidato se preparar e aproveitar o momento.


O supervisor do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em Belém, Luiz Oliveira, considera que o melhor momento para quem está em busca de um estágio é agora, período em que muitas empresas precisam renovar os contratos, seja porque os estagiários chegaram à conclusão de seus cursos, seja porque o tempo máximo do contrato de estágio foi alcançado.


“São dois períodos do ano que nós temos um grande volume de vagas, o mês de julho e o mês de dezembro. Normalmente, nesses períodos tem um grande volume de estudantes que cumpriram o seu período de formação. Então, as empresas que já estão adotando essas ferramentas, do ponto de vista de captar talentos e desenvolver pessoas para os quadros, já têm a necessidade de fazer as reposições dessas vagas de estágio porque aquele aluno que já vai formar não tem como continuar na vaga”, contextualiza.

“Da mesma forma, também nesses dois períodos, existe um grande volume de estudantes que têm o seu contrato sendo encerrado e eles também não podem continuar porque a legislação estabelece que o prazo máximo que ele pode permanecer na oportunidade de estágio dentro de uma organização é de 24 meses, então, é por isso que nesses períodos há um grande volume de oportunidades geradas. É claro que existem diversas oportunidades ao longo do ano, mas neste volume expressivo é nesses dois períodos”.

Nesse sentido, o aluno que está interessado em ocupar uma dessas vagas deve se preparar e ir em busca das oportunidades. No caso de plataformas como a disponibilizada pelo CIEE, é indispensável manter o cadastro sempre atualizado para quando surgir alguma oportunidade.


“Primeiro de tudo ele precisa estar antenado, querer estar nessas oportunidades. Quando o aluno tem interesse, ele vai para o segundo passo, que é entrar na plataforma, fazer a sua atualização cadastral, corrigir dados que, porventura, estejam incorretos; atualizar contatos de telefone; inserir novos cursos que ele possa ter feito ao longo do ano, por exemplo”, pontua.

“Ele deve atualizar o seu cadastro com o máximo de informações possível porque, se as informações estiverem incompletas, quando as oportunidades surgirem, não será possível identificá-lo para encaminhamento desses processos”.

Um terceiro passo apontado por Luiz Oliveira e que também é de extrema relevância é a busca por qualificação. “No que pese ser uma vaga de estágio, é muito comum as organizações realizarem processos seletivos, recrutamentos, dinâmicas, então, é um momento de o estudante buscar qualificação”, aconselha.


“No caso do CIEE, nós temos uma ferramenta importante dentro da nossa plataforma que vai auxiliar esse jovem, principalmente aquele que está em busca de uma oportunidade. A ferramenta Saber Virtual tem pelo menos 38 cursos que vão preparar o estudante melhor para essa inserção, onde ele vai poder aprender a como fazer um currículo, técnicas para participar de uma entrevista, aprender sobre o pacote Office, por exemplo. São cursos que vão trabalhar conhecimentos para competências técnicas, atitudinais, comportamentais para esse jovem ser inserido com mais qualidade nessas oportunidades”. A plataforma pode ser acessada no endereço https://sabervirtual.ciee.org.br/.

FIQUE ATENTO

Principais erros que os candidatos cometem na hora da entrevista, segundo o e-book IEL Como se preparar para entrevistas de emprego e estágio. O documento completo está disponível no site da Fiepa.

1. Chegar atrasado.

2. Prestar informações que não condizem com o seu perfil apenas para conseguir a vaga

3. Falar errado, usar palavrões ou gírias.

4. Não se preparar e demonstrar total desconhecimento sobre a empresa.


5. Não usar o bom senso no momento em que se refere às empresas no qual trabalhou/estagiou anteriormente.

6. Demonstrar desinteresse durante a avaliação.

7. Não saber o que falar sobre si mesmo e suas expectativas

8. Se vestir de forma inadequada para a ocasião.

9. Nas entrevistas on-line, não se preparar antecipadamente.

10. Ser grosseiro ou desrespeitoso durante a entrevista.

OPORTUNIDADES


Algumas empresas já estão com vagas de estágio e de programa de jovens aprendizes abertas. Confira algumas delas.

Vale

A mineradora Vale está com mais de 700 vagas abertas para o Programa Jovem Aprendiz, com oportunidades imediatas para diversos municípios no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Além delas, a empresa também está selecionando candidatos para um Banco de Talentos de futuros jovens aprendizes em mais de 20 cidades. No Pará, as vagas para o banco de Talentos serão para Belém, Barcarena, Curionópolis, Parauapebas, Ourilândia do Norte, Marabá e Canaã dos Carajás. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de dezembro pelo site www.vale.com/jovemaprendiz.

Nube
O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) disponibiliza, atualmente, mais de 9mil vagas de estágio em todas as regiões do Brasil, com colocações para alunos dos ensinos médio, técnico e superior, nos períodos matutino e noturno. As bolsas variam de R$ 1.100 a R$ 2.000, conforme a vaga e a área de atuação. Os interessados em concorrer às vagas de estágio oferecidas pelo Nube devem cadastrar currículo no site www.nube.com.br, acessando a aba “Vagas de Estágio”.

Compartilhe

Enquete