Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
Dominar as regras da língua portuguesa é importante para ler, escrever e interpretar textos, além de favorecer a comunicação oral. Todo esse conhecimento, no entanto, tem sido um dos grandes obstáculos para jovens, pois 83,5% dos estudantes em seleções são reprovados por erros de português. Isso é o que aponta a pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).
 
Além da importância para desempenhar tarefas cotidianas, o domínio em Português é necessário porque é avaliado por recrutadores e líderes de empresas de diferentes áreas. Por isso, aqueles que apresentam dificuldades com as regras da língua podem também ter impasses para conquistar oportunidades no mercado de trabalho.
 

Erros de português levam a reprovação em processos seletivos

 
Para a pesquisa foi avaliado o desempenho de 59.776 concorrentes a oportunidades de estágio e aprendizagem. Desse número, apenas 16,5%, ou seja, 9.845 estudantes passaram nos critérios de avaliação do domínio da língua. Os demais, 83,5% (49.931) demonstraram conhecimento gramatical insuficiente.
 
Os resultados apresentam impactos da pandemia, dos dois últimos anos, no desempenho escolar. Nesse período muitos alunos não puderam frequentar as aulas como uma das medidas de prevenção e controle do novo coronavírus. Em comparação a 2019, última pesquisa divulgada pelo Nube, houve um aumento de 67% de reprovação, onde o índice era de 50%.

Ensino médio ou técnico e ensino superior | abaixo do esperado

 
Os estudantes do ensino médio ou técnico alcançaram um dos piores resultados, tendo em vista que 89% dos 6,3 mil alunos não atingiram bom desempenho na avaliação. Ficaram ainda abaixo do esperado os universitários. Para esse nível foram analisados os que fazem parte de cursos como: Administração, Direito, Engenharias, Letras, Jornalismo e Pedagogia.
 
Estudantes do curso de Direito foram um dos que apresentaram pior resultado: 85,8% dos 2.042 analisados tiveram eficiência insuficiente. Já em Administração, dos 21.715 universitários avaliados, 83,4%, ou seja, 18,1 mil foram reprovados. Nas Engenharias, por sua vez, a taxa de aprovação chegou a 26,7% entre os 1.991 concorrentes.
 
Também não atingem o mínimo para serem contratados:
 
• Pedagogia, 93,5% reprovados;
• Letras, 85,5% de eliminados;
• Jornalismo, 79,5% reprovados.
 

Estude em instituição de qualidade | bolsa de estudo

 
Sabia que por meio do Educa Mais Brasil você pode estudar em uma instituição de ensino de qualidade e ainda pagar mensalidades com menor custo? O programa oferece bolsas de estudo para cursos técnicos, graduação, pós-graduação, além de outros níveis. Há oportunidades para diversas regiões do país.

Compartilhe

Enquete