Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) revelou a pergunta mais difícil de responder em entrevistas de emprego, segundo os candidatos. No total, o levantamento contou com a participação de 44.763 jovens de 15 a 29 anos

Quase 40% dos entrevistados disseram que o mais difícil, durante as seleções, é responder por que as empresas os devem contratar. Na visão da analista de seleção do Nube, Jéssica Quione, a dificuldade de resposta ocorre porque, em muitas situações, os próprios candidatos não têm conhecimento de sua capacidade profissional. “Ou até mesmo por não estarem preparados o suficiente para a entrevista. É possível alterar esse cenário e conquistar o recrutador apresentando seus diferenciais e os principais motivos capazes de torná-lo elegível para a oportunidade”, acrescenta a especialista.

Promovido de 8 a 19 de fevereiro deste ano, o estudo ainda apontou que 31,9% dos candidatos enfrentaram dificuldades para indicar seus principais defeitos. Para Jéssica, nesses questionamentos, é indicado que os concorrentes identifiquem quais de seus aspectos demandam qualificação, atribuindo uma “atitude positiva capaz de ajudar” a superar os defeitos.

“Pode me falar um pouco sobre você?” é outra pergunta difícil de responder para os candidatos. Mais de 9 mil jovens sentem obstáculos diante do questionamento. “Se conhecer é vital para entender os principais pontos fortes e de melhoria, em conjunto com uma análise de trajetória profissional ou acadêmica. Isso nos permite ter consciência das nossas competências e da maneira como podemos demonstrá-las durante essa análise”, orienta a especialista.

A pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios também identificou que para 7,7% dos respondentes, é difícil responder “Quais seus objetivos de carreira”. De acordo com a especialista em seleção, a ausência de foco profissional pode prejudicar os candidatos, mas Jéssica revela algumas dicas: “A solução é buscar respostas capazes de se enquadrar com novas competências, realizar cursos extracurriculares e dominar ferramentas. Todos esses pontos são cruciais e são considerados escopos importantes a serem conquistados no âmbito profissional”.

Compartilhe

Enquete