Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Escrever errado é comum nas redes sociais. Em alguns casos, como o Twitter, por exemplo, o usuário omite letras e pontuações para adequar o texto ao limite de caracteres. E em outras situações, escrever errado no Facebook é o que atribui humor a memes. Mas tais deslizes de ortografia devem parar por aí. Isso porque o principal responsável pela eliminação de candidatos às vagas de estágio é o uso incorreto da língua portuguesa.

Uma pesquisa realizada pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), mostrou que 40% dos estudantes são reprovados nas seleções para estágio por apresentarem maus resultados em testes ortográficos e redações.

A pesquisa foi feita com 11,6 mil jovens de 15 e 26 anos, faixa etária com maior índice de reprovação nos processos seletivos, a fim de entender porque os candidatos cometem tantos erros em português.

É assim que os recrutadores reagem quando veem currículos com erro de gramática:

O motivo de escrever errado apontado por 32,2% de entrevistados foi a “preguiça de ler”. A segunda resposta mais dada pelos entrevistados foi “terem se acostumado com o português abreviado nas redes sociais”, com 28,9%.

Entre os entrevistados, 22,3% ainda disseram “não haver incentivo para a leitura no Brasil”, 13,4% apontaram como causa a “baixa formação dos candidatos” e apenas 2,6% disseram acreditar que “as empresas exigem muito dos candidatos”.

 

Compartilhe

Enquete