Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Saiba como não se arrepender durante a faculdade e veja dicas para o sucesso profissional

Estudo recente concluído pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), com mais de 4.800 jovens, apontou que a maioria deles acredita que ler materiais sobre a carreira pretendida (37,55%) é a melhor solução encontrada para descobrirem sua vocação. Na vice-liderança ficou a alternativa "Conversei com amigos e profissionais da área", com 32,27%. Em terceiro lugar, representando 20,68% dos votos, foi preferida a opção "Fiz testes vocacionais em sites ou instituições de ensino".

A diretora acadêmica da IBMR, Lívia Lacerda, dá 7 dicas para os estudantes que não querem errar na escolha da carreira, começando pela opção de graduação. Confira!

1 - Escolher uma carreira é um passo muito importante. Por isso, é fundamental conhecer a rotina e os desafios da carreira pretendida é escolher uma carreira na qual o profissional se identifique, aquela lhe desperte a curiosidade e a vontade de aprender continuamente.

2 - O estudante deve buscar o máximo de informações sobre todas as profissões; as condições de trabalho; as possibilidades de crescimento e os salários praticados no mercado. Mas é preciso, primeiro, identificar em si mesmo quais aptidões ele já possui e quais poderá desenvolver com maior facilidade e prazer.

Para essa autoanálise, é importante verificar, por exemplo, quais disciplinas atraíram mais sua atenção durante o seu percurso de formação; que habilidades ele possui e nas quais se destacou na análise de outras pessoas; que temas o motiva a pesquisar, conhecer e se atualizar.

Quanto maior o conhecimento dessas características em si mesmo, mais fácil torna-se o processo de identificação do caminho profissional a ser seguido e até mesmo como projetar o futuro profissional para um plano de desenvolvimento da sua carreira.

3 -  Vocação deve ter mais peso, mas esteja sempre atento à capacidade de absorção do mercado de trabalho. O salário também é importante, porém, quando se faz o que gosta e a profissão é reconhecida pelo mercado, atingir uma recompensa financeira satisfatória é uma questão de tempo. A rigor, nenhum dos aspectos deve ser analisado isoladamente, pois todos têm sua importância.

Porém, o candidato deve ter em mente que os cenários econômicos mudam com os anos e que entre a entrada na universidade até a formatura o panorama poderá ser outro. Essa análise de longo prazo deve ser feita, mas nem sempre o candidato está pronto para isso. Na maioria das vezes, ele vai se orientar durante a sua formação, com profissionais da área escolhida e desenvolver sua análise das perspectivas para a carreira escolhida.

4 - A mesma importância que tem a escolha da carreira também envolve o local onde estudar. A instituição de ensino será o ponto de partida para a realização do sonho. Para tanto, alguns itens devem ser observados pelo estudante: se a IES esta devidamente credenciada no MEC, se ela mantem um corpo de professores que, além de serem docentes, também atuam no mercado, a relação dessa IES com o mercado.

Converse com alunos e professores da instituição que deseja cursar. A imagem e o reconhecimento da instituição de ensino, a internacionalidade, a interdisciplinaridade, a malha curricular, todos esses itens são importantes. O aconselhamento e as oportunidades da carreira profissional são também parte do diferencial da instituição.

5 -Conversar com profissionais na área, assistir palestras e participar de encontros sobre carreiras. Em geral, nessas palestras, são convidados profissionais de sucesso que contam suas experiências.

6 - O estagio é uma excelente oportunidade para o estudante testar seus conhecimentos e apurar sua aptidão para a área profissional escolhida. O estágio pode ser também um bom indicador sobre em qual dos diversos campos de atuação o estudante deverá se especializar.

Dessa maneira, a escolha do local de estágio também deve ser feita de forma a alcançar todos esses benefícios e, quem sabe no futuro, o primeiro emprego. O estágio é uma forma de o estudante aplicar seus conhecimentos na prática e contribuir para a formação ampla do profissional, a partir do momento em que ele vivencia uma rotina de trabalho e o funcionamento de uma organização, ampliando seu networking.

7 - É muito interessante visitar empresas, mas entendemos que nem sempre é muito fácil para os estudantes, a menos que tenham um contato. Além disso, as empresas possuem suas rotinas e metas, o que pode dificultar o recebimento frequente de estudantes.

Nesse sentido, as instituições de ensino podem e devem suprir essa demanda por meio de visitas dos seus estudantes. Essa troca de informações e de experiência é sempre bem-vinda e muito valiosa. Nos seminários mais caros, paga-se para ouvir sábios ensinamentos e a trajetória profissional de sucesso de grandes nomes.

O candidato não deve perder a chance de conversar e visitar o local de trabalho desses profissionais,  a fim de tomar a decisão sobre sua carreira de forma mais segura.

Compartilhe

Enquete