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Homem ou mulher, quem lidera melhor? Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos buscam desenvolver competências e habilidades a fim de se destacar e conquistar o sucesso. Contudo, quem está se sobressaindo nessa disputa? Para saber a opinião dos jovens, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios realizou uma enquete com a seguinte pergunta: “Qual tipo de chefe é melhor?”. O resultado apontou para a relevância da seriedade, seja qual for o sexo.

A pesquisa ficou disponível no site de 31 de março a 11 de abril e contou com a participação de 16.496 internautas, entre 15 e 26 anos. Foram cinco opções de resposta. Uma delas surpreendeu pelo alto índice de aprovação.

Sem nem titubear, 85,92% dos votantes foram muito claros em sua percepção sobre os gestores ao escolher a alternativa:  “Ambos são bons, quando agem com respeito e seriedade”, ou seja, o gênero é indiferente para a maioria. Para Eva Buscoff, coordenadora de treinamentos internos do Nube, os profissionais mais competentes e de sucesso, de fato, são aqueles capazes de exercitar a inteligência emocional. “Logo, respeitam as diferenças entre as pessoas e consideram suas necessidades individuais”, explica.

Cerca de  14% optaram em ter um líder de um dos sexos. A opção “Homem, pois é mais objetivo e organizado” obteve 4,07%  e “Homem, porque não manda indireta e é muito franco”,    3,35% . Segundo Eva, notoriamente, as características masculinas predominantes observadas no ambiente de trabalho são relacionadas à maneira prática e objetiva de gerenciarem . “Eles tendem a ser mais diretos e focados em resultados e questões práticas, enquanto elas são mais relacionais e flexíveis”, comenta.

Já 3,46% escolheram “Mulher, consegue administrar melhor problemas pessoais e profissionais” e 3,21% “Mulher, é mais humana e tem visão ampla de problemas”.  De acordo com a coordenadora, o sexo feminino possui como ponto forte um perfil mais comunicativo e empático. Apesar de dados do IBGE apontarem apenas 27% dos cargos de liderança no Brasil ocupados por mulheres, sua representação tem aumentado consideravelmente.

De uma maneira geral, segundo a coordenadora, para ser um bom gestor é preciso:

- Motivar pessoas;

 - Desenvolver bom relacionamento interpessoal;

- Adotar transparência nas tomadas de atitudes;

 - Ter a capacidade de desenvolver pessoas;

 - Possuir uma comunicação assertiva;

 - Focar em resultados benéficos para toda a equipe.
 
“Para tornar nosso dia a dia de trabalho mais fácil é preciso adaptar-se a novas situações, estar aberto ao feedback e aprender com os erros”, conclui a especialista incentivando: “Pratique o bom humor! É contagiante e torna o dia leve”.

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