Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Segundo a Abres - Associação Brasileira de Estágios, há 1 milhão de estagiários no Brasil, sendo 740 mil de Ensino Superior e 360 mil para Médio e Médio Técnico. O Artigo 1º da Lei 11.788 deixa claro a função do estágio: um "ato educativo escolar supervisionado", não caracterizando vínculo empregatício. Porém, apesar de estágio não ser trabalho, quem estagia se preocupa em ter uma postura profissional ao pedir o desligamento?

Para saber a resposta, o Nube realizou uma enquete em seu site de 23 de setembro a 4 de outubro, contando com a participação de 8.785 candidatos. As alternativas foram "Liga e avisa antes de sair", "Envia um e-mail", "Negocia o desligamento pessoalmente" e "Não vai mais à empresa".

O campeão absoluto foi "Negocia o desligamento pessoalmente", com 94,65%. Para Lizandra Bastos, Analista de Treinamentos do Nube, isso reflete um pouco as características da atual Geração Y. "Esses jovens tratam o vínculo profissional como algo passível de mudança, por serem mais arrojados, audaciosos, inquietos e ávidos pelo sucesso. Falar frente a frente não é um problema!", explica.

No entanto, a especialista faz um alerta. "Antes de tomar essa atitude, é preciso levar em consideração a relevância da oportunidade para o seu plano de carreira. Quais pontos pode aprender e desenvolver nesta empresa? Sair é realmente a melhor decisão? Pense nisso!", aconselha Lizandra.

As outras três opções ficaram bem distantes do primeiro colocado. Em segundo lugar, com 3,14%, ficou "Liga e avisa antes de sair". Bem próximo, em terceiro, veio "Envia um e-mail", com 1,21%. Por fim, "Não vai mais à empresa" ficou com 1%, com apenas 88 votos.

Para os jovens receosos em enfrentar a situação, a Analista de Treinamentos dá a dica final. "Ponderem os desdobramentos de tal atitude. Como isso poderá interferir na rotina dos demais? Procure conversar com seu gestor imediato e combine uma data para o fim de suas atividades. Se possível, ofereça ajuda para quem ficar no seu lugar. Assim, a sua imagem profissional será preservada". 

Compartilhe

Enquete